Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1268
Título: Hipóxia em pacientes internados com pneumonia: uma série de casos
Título(s) alternativo(s): Hypoxia in patients hospitalized with pneumonia: a serie of cases
Autor(es): ABREU E LIMA, Maria Anáide Zacchê de Sá
OLIVEIRA, Francisco Matheus Nascimento
MESQUITA, Taiana Chateubriand do Nascimento
LIMA, Eduardo Jorge da Fonseca
Palavras-chave: Pneumonia
Hipóxia
Evolução clínica
Data do documento: 2013
Resumo: RESUMO Objetivos: Analisar a presença de hipoxemia na admissão de pacientes com pneumonia, correlacionando com a evolução clínica insatisfatória e o aparecimento de complicações. Métodos: Estudo de série de casos com 120 pacientes, de 1 mês a 5 anos de idade, internados por pneumonia no ano de 2012 no IMIP. Foram analisadas variáveis demográficas, clínicas e de desfecho final. O diagnóstico de pneumonia foi baseado nos critérios clínicos e radiológicos da OMS. Hipoxemia foi considerada presente quando a saturação de oxigênio foi < 92% e/ou houve necessidade do uso de oxigênio durante o internamento hospitalar. Resultados: Da amostra, 58 pacientes (48,3%) internados com pneumonia apresentaram hipóxia. 48 crianças (40%) tinham menos que 1 ano de idade e apenas 33 (27,5%) eram maiores que 2 anos. A frequência de baixo peso ao nascer foi de 16% e a associação desta variável com hipóxia foi significante (p<0,02). Prematuridade foi encontrada em 10,6%. 105 pacientes (87,5%) foram classificados como pneumonia grave ou muito grave. Derrame pleural ocorreu em 30 pacientes e destes, 18 (60%) apresentaram hipóxia. A forma de oxigênio mais utilizada foi a máscara de Venturi (48%). A duração do internamento foi de até 7 dias em 90,8%. Houve necessidade de transferência para UTI em 3 pacientes (2,5%) e a taxa de letalidade foi de 2,5%. Conclusões: As pneumonias precisam de um manuseio adequado durante o internamento hospitalar. O estudo ressaltou a importância da realização da saturometria na admissão e reforça a sua utlização na rotina, pois a hipóxia pode ser preditor de evolução clínica desfavorável. Palavras-chave: pneumonia; hipóxia; evolução clínica.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1268
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria anáide - medicina.pdf743.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.