Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1752
Título: Vivenciando as práticas da equipe de enfermagem nos cuidados paliativos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Título(s) alternativo(s): Experiencing the practices of the nursing team in palliative care in the neonatal intensive care UNIT
Autor(es): LIMA, Evellin Laíne Santos Mendes de
SOUZA, Gabriela Leite de
VENTURA, Claudiane Maria Urbano
SELFES, Claúdia Roberta
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Enfermagem
Luto
Programa Nacional de Humanização
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Data do documento: 2023
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar a vivência das práticas da equipe de enfermagem nos cuidados paliativos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de referência na cidade do Recife. Método: Trabalho descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Foi realizado uma entrevista com grupo composto por oito enfermeiras que estivessem prestando serviço na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal a partir de três anos e que já estivessem presenciado o processo de paliação de Recém-Nascido. O exame dos dados obtidos foi realizado atendendo ao conjunto de técnicas de análise de conteúdo, conforme o método proposto por Bardin. O período de estudo foi de Outubro a Dezembro de 2023.Resultados e Discussão: Os resultados mostram que as enfermeiras que atuam em UTIN com práticas de cuidado prestados são capazes de se refletir diretamente na forma como a família vivencia o processo de ter um filho em cuidados paliativos. As formas como acontece esse cuidado estão rodeados de diversos fatores, desde crenças pessoais até a qualificação do profissional de enfermagem que trabalha na UTIN e lida com situações de final de vida. Foi possível encontrar resultados conforme os temas centrais: A "obscuridade da morte na Neo": lidando com morte no início da vida; Os cuidados paliativos e as decisões no final de vida: os desafios da equipe de enfermagem na UTI Neonatal; As formas do cuidado da equipe de enfermagem no cotidiano na UTI neonatal. Conclusão: A pesquisa revelou os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem na UTIN, especialmente em situações de final de vida, que carecem de discussões devido à sensibilidade exacerbada pela morte precoce. Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Enfermagem. Luto. Programa Nacional de Humanização. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1752
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL Evellin e Gabriela. (5) (2).pdf519.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.