Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/879
Título: Diagnóstico de câncer de colo de útero em estadiamento avançado
Autor(es): LYRA, Danyelle Lídia Martins
GOMES FILHO, Ayron Ferraz
CAVALCANTI, Angélica Sobral Ferraz Cruz
CAMINHA, Maria de Fátima
RAMOS, Karla da Silva
Palavras-chave: Neoplasias de colo de útero
Estadiamento de neoplasias
Detecção precoce de câncer
Data do documento: 2020
Resumo: Resumo Cenário: o câncer de colo do útero é considerado um problema de saúde pública, apesar de possuir fácil detecção e prevenção, além de evoluir lentamente. O prognóstico irá depender do estadio da doença. Objetivo: identificar a frequência do diagnóstico de câncer de colo de útero em estadio avançado, assim como analisar seus fatores associados. Método: estudo transversal baseado em banco de dados de estudo sobre exame preventivo e câncer de colo de útero, cuja população foi constituída de mulheres de idade > 18 anos diagnosticadas com câncer de colo de útero atendidas nos serviços ambulatoriais clínicos, de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, nas enfermarias oncológicas e dos cuidados paliativos de adultos do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) no período de abril/2013 a fevereiro/2014.Sendo assim, foram selecionadas as variáveis de interesse para o estudo atual compondo um arquivo “ad hoc”. Considerou-se avançado o estadioIIb por já haver invasão do paramétrio. Os dados foram analisados no Stata 12.0. Calculados os valores absolutos e relativos das variáveis estudadas. Com o propósito de identificar possíveis fatores associados para o diagnóstico de câncer de colo de útero em estadiamento avançado foi realizada inicialmente análise univariada utilizando o modelo de regressão de Poisson, tendo como medidas de associação as razões de prevalências, onde as variáveis que apresentaram um valor p < 0,20 foram submetidas a análise multivariada, sendo consideradas significantes àquelas com valor p < 0,05. O estudo original foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP, Protocolo no 3487-13. Resultados: a amostra/população foi de 127 mulheres. Não havia registro do estadiamento do câncer em cinco prontuários. Desta forma, das 122 mulheres, o diagnóstico de câncer do colo de útero em estadiamento avançado foi encontrado em 109 (89,34%). As variáveis que se apresentaram associadas ao diagnóstico em estadiamento avançado foram a ausência de alfabetização das mulheres (p<0,001) e não residir próximo a um serviço de saúde (p<0,001). Conclusão: foi elevada a frequência de mulheres que procuraram a Instituição com diagnóstico de câncer em estadiamento avançado, assim como o estudo corrobora com outras pesquisas em que a educação é fundamental para o entendimento da própria saúde do sujeito, além da proximidade a um serviço de saúde. Palavras chaves: Neoplasias de colo de útero, Estadiamento de neoplasias, Detecção precoce de câncer.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/879
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danyelle_Ayron_Angelica.pdf224.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.