Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/913
Título: Epidemiologia dos acidentes com animais peçonhentos em menores de 15 anos registrados no centro de informação e assistência toxicólogica de Pernambuco
Título(s) alternativo(s): Epidemiological aspects of accidents with venomous animals in children under 15 years notified at a toxicology center in Pernambuco, Brazil
Autor(es): ALBUQUERQUE, Maria Carlinda Arôxa de
LYRA FILHO, Cesar Romero do N.
LINS, Iasmim Bezerra Lopes
LIMA, Pedro Victor Cruz de
AMORIM, Maria Lucineide Porto
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
Palavras-chave: Envenenamento
Animais venenosos
Pediatria
Epidemiologia
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO: Objetivo: Analisar aspectos epidemiológicos e clínicos dos acidentes por animais peçonhentos em menores de 15 anos. Método: Estudo transversal e retrospectivo utilizando dados de notificações do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco - (CIATox-PE), no período de 2017 a 2019. Incluídos os acidentes por animais peçonhentos na faixa etária estudada. Foram avaliadas as variáveis sócio demográficas (sexo, faixa etária, local de moradia), referentes ao tipo de acidente e evolução clínica. Análise realizada no STATA® 13.1 apresenta tabelas de distribuição de frequência e medidas de tendência central e dispersão, empregando teste t de Student e qui-quadrado para comparação. Resultados: Das 2678 notificações analisadas, observou-se predominância de escorpionismo (82,8%) e ofidismo (10,8%), faixa etária de 5-9 anos (36,1%), sexo masculino (54,1%), zona urbana (80,9%) sobretudo Região Metropolitana do Recife (67,3%). Houve diferença de sexo em relação ao local do acidente no ambiente externo. Predominou a classificação leve (87,1%) e registrou-se 1 óbito. Conclusão: Constatou-se maior frequência dos acidentes na zona urbana, consequência da migração populacional com moradias precárias, com maior acúmulo de lixo e dejetos. Observou-se maior risco para faixa etária de 1-4 anos no ambiente domiciliar. Relato de dois casos suspeitos de exploração laboral em adolescentes vítimas de ofidismo em ambiente de trabalho. Palavras-chave: Envenenamento; Animais venenosos; Pediatria; Epidemiologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/913
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.