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Title: Aspectos psicodinâmicos da personalidade do adolescente com comportamento antissocial a luz do teste de apercepção temática (T.A.T.)
Authors: MELO, Cleide Dyhana Silva de
OLIVEIRA, Bárbara Barbosa de
MELO, Mônica Cristina Batista de
COSTA, Juliana Monteiro
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
Keywords: Adolescente
Comportamento antissocial
Transgressão
Psicodinâmica
Teste de Apercepção Temática
Issue Date: Nov-2016
Abstract: CENÁRIO: O reconhecimento da violência no Brasil como um relevante problema de saúde pública é de extrema importância, pois hoje se sabe que atualmente morrem mais jovens no país vítimas da violência do que de doenças. Por ser um fenômeno complexo, a violência deve ser abordada a partir de uma visão interdisciplinar, alicerçada nas descobertas científicas. Desta forma, estudar sobre os aspectos psicodinâmicos a luz do Teste de Apercepção Temática-TAT pode ser um bom recurso para o entendimento dos fatores psicológicos que contribuem para os comportamentos antissociais e de transgressão do adolescente. OBJETIVOS: Analisar os aspectos da psicodinâmica do adolescente com comportamento transgressor e antissocial a luz do TAT. MÉTODO: Trata-se de um estudo Observacional do tipo Corte transversal, a amostra será constituída por adolescentes de ambos os sexos. Para a coleta de dados serão utilizados um questionário com perguntas sobre dados sociodemográficos e sobre o comportamento do adolescente e o Teste de Apercepção Temática; os dados do questionário serão analisados usando pacote estatístico e o teste será analisado e interpretado. Espera-se obter através deste trabalho dados inerentes à problemática da violência na adolescência e seus aspectos psicodinâmicos envolvidos para contribuir com informações para futuras ações de prevenção do comportamento violento. Através dos resultados da pesquisa e dos aspectos socidemográficos, identificamos que todos os participantes eram residentes da Cidade do Recife-PE, cursando o 6º ou 7º ano do ensino fundamental. No grupo estudado três alegaram não possuir religião, outros três eram evangélicos, e apenas um disse acreditar em Deus. A maioria dos pais dos adolescentes possuía escolaridade entre ensino fundamental incompleto e 2º Grau Incompleto, quatro não souberam informar. Com relação à profissão dos genitores dos adolescentes, esta variou entre policial, ajudante de lanchonete, radiador e vendedor; três não souberam informar a profissão de seus pais. No que se refere à renda familiar, um dos adolescentes supôs um valor de 150,00 reais da bolsa família. O número de irmãos dos adolescentes variou de três a sete. Quando perguntados se em algum momento já haviam feito alguma coisa considerada “errada” por seus pais ou responsáveis, quatro adolescentes responderam que sim. Questionados também sobre a prática de algum comportamento não esperado pela sociedade, três relataram atos de rebeldia e vandalismo na escola e houveram descrição de transgressões e situações que eles assistem no dia a dia da comunidade em que residem. Concluímos que através do teste identificamos a carência afetiva, relação de dependência, falta de atenção, de suporte financeiro para conseguirem o que precisam, sentimento de tristeza, ideação suicida, conteúdos violentos, baixa tolerância à frustração, demanda de limites, porém, com um superego atuante em relação às regras culturais. Demostraram criatividade, fantasias e expectativas de um futuro melhor diante de sua realidade, sentimento de alegria, contemplação e a esperança de ser feliz para sempre em seus desfechos. Considerando a relevância das informações encontradas, essa temática pode ser melhor compreendida em outros estudos que possam tem um maior número de participantes.
Description: Orientadora: Mônica Cristina Batista de Melo; Co-orientadora: Juliana Monteiro Costa; Co-orientador: Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/789
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