Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/853
Title: Determinação do teor de umidade em farinhas de coco industrializadas e comercializadas a granel na região metropolitana do Recife.
Authors: SANTOS, Maria Izabel Silva dos
OLIVEIRA, Maria Patrícia Gomes de
CAVALCANTI, Sydia Darcila Machado
FILIZOLA, Lúcia Roberta de Souza
Keywords: Coco
Características físico-químicas
Qualidade
Issue Date: 2020
Abstract: Resumo Têm-se observado uma crescente utilização da farinha de coco para a elaboração de diferentes preparações alimentícias, além de ser uma alternativa para os portadores de doença celíaca, por ser uma farinha sem glúten, é também uma alternativa para melhoria na ingestão de fibras da população geral, podendo ser inserida parcialmente ou integralmente para o enriquecimento de preparações que já fazem parte da alimentação da população, como por exemplo bolos, biscoitos e pães. Diante disto, foi vista a importância de analisar suas características físico-químicas, pois, durante seu processamento, o produto pode sofrer alterações que podem influenciar em sua qualidade final. Portanto, neste trabalho foram analisadas características relacionadas a umidade de farinhas industrializadas e vendidas a granel de acordo com as Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Todas as análises de umidade obtiveram resultados satisfatórios, foram encontrados valores entre 3,30% a 12,86%, que se encontram dentro do limite estabelecido pela legislação vigente. As análises foram realizadas no laboratório de Análises Bromatológicas da Faculdade Pernambucana de Saúde, localizada no Recife, com o objetivo de avaliar a qualidade físico-química do produto. Palavras-chave: coco; características físico-químicas; qualidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Nutrição, da Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/853
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC IZABEL E PATRÍCIA versão final.pdf260.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.