Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1274
Título: Uma abordagem do serviço farmacêutico na oncologia nos Hospitais do Recife
Título(s) alternativo(s): An approach on oncology from the pharmaceutical service at hospitals in Recife
Autor(es): SOUZA, Natalya Maia de
SANTOS, Mônica Maria Henrique dos
ROLIM, Felipe Lira Ferreira
Palavras-chave: Farmacêutico hospitalar
Serviços de quimioterapia
Oncologia
Data do documento: 2013
Resumo: RESUMO: Em oncologia, a atuação do farmacêutico é uma realidade presente em praticamente todos os serviços de quimioterapia no Brasil. Embora tenha iniciado sua atuação exclusivamente nas atividades de manipulação e gerenciamento de quimioterápicos, tornou-se fundamental para otimização das atividades assistenciais multidisciplinar. O objetivo deste projeto é realizar uma abordagem dos serviços de farmácias dos hospitais que oferecem assistência oncológica localizados na Cidade do Recife, e identificar se o serviço específico atende aos critérios apontados na RDC ANVISA 220/2004, além de identificar as atividades exercidas efetivamente pelo profissional farmacêutico nesta área. O método utilizado neste trabalho foi dividido em duas partes; primeiramente, buscando fundamentar a pesquisa, desenvolveu – se o referencial teórico do trabalho, realizando pesquisas bibliográficas através de leitura especifica na área de ciências farmacêuticas e farmácia hospitalar, normatizações e recomendações dos órgãos e a legislação sanitária atual. A segunda etapa trata-se de um estudo descritivo, a partir de uma abordagem quantitativa, que se utilizará da ferramenta de um questionário estruturado direcionadas aos farmacêuticos hospitalares oncológicos onde os dados das instituições foram mantidos em sigilo. Os dados foram processados utilizando o programa Excel 2007. A pesquisa realizada apontou que a Cidade do Recife possui 14 (quatorze) hospitais com serviços de oncologia, dos quais 03 (três) se recusaram a participar da mesma. Portanto foram 11 (onze) hospitais na Cidade do Recife, 03 (três) públicos e 08 (oito) privados; dentre estes 03 (três) filantrópicos. Nas atividades desenvolvidas observou-se a atuação privativa do profissional farmacêutico nas atividades de seleção, armazenamento, análise da prescrição e manipulação dos quimioterápicos; uma resposta satisfatória para biossegurança e controle de qualidade. Porém precário no aspecto de farmacovigilância, devido ao grande fluxo de algumas instituições, agravado pelo número insatisfatório de funcionários nas centrais de quimioterapia, problema este que retarda e desqualifica o serviço do profissional farmacêutico.A pesquisa mostrou que grande parte das instituições seguem os padrões que constam na RDC 220, fato este que contribui para a segurança e qualidade dos serviços prestados pelo farmacêutico. Porém é necessário otimizar os trabalhos de farmacovigilância na área de oncologia, além de introduzir profissional farmacêutico na equipe clínica, visando garantir a segurança e a adesão do tratamento pelo paciente. Palavra chave: Farmacêutico Hospitalar. Serviços de Quimioterapia. Oncologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1274
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
natalya maia - farmácia.pdf365.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.