Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1339
Title: Verificação da adesão dos profissionais de saúde em relação às técnicas padronizadas pela educaçâo continuada na pediatria de um hospital de referência da cidade do Recife-PE
Authors: FIGUÊIREDO, Anne Gabryelle
CINTRA, Lidia
VIDAL, Larissa
MACHADO, Simone Pires Cavalcanti
Keywords: Conhecimentos
Prática em saúde
Educação continuada
Issue Date: 2012
Abstract: RESUMO Objetivo: verificar a Adesão dos profissionais de saúde em relação às técnicas padronizadas pela educação continuada na Pediatria de um hospital de referência da cidade do Recife. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal, por meio de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no período de Junho de 2012 a julho de 2012, onde foram incluídos na amostra 98 profissionais atuantes nos setores da clínica cirúrgica pediátrica e Pediatria geral, a escolha destes setores deu-se ao fato de serem semelhantes ao nível de complexidade. Foi utilizado um questionário sobre a adesão as práticas padronizadas pela educação continuada autoaplicável constituído de 2 seções com perguntas, abertas, fechadas, dicotômicas e/ou policotômicas. Os dados foram analisados, utilizando os Softwares Epinfo 6.04d Excel 2007. Resultado: A partir de uma população pretendida de 98 profissionais foram excluídos 5 profissionais que encontravam-se de férias no período da coleta, 21 profissionais se recursaram a participar da pesquisa, totalizando 72 profissionais de enfermagem, , sendo 11 (15,3%) enfermeiros e 61 (84,7%) técnicos de enfermagem. Quanto ao local de trabalho, 23 (31,9%) eram do 2º HGP e 49 (68,1%) do 4º HGP do IMIP. A maioria dos enfermeiros era do sexo feminino 80%, com idade entre 20-40 anos 60%. Cerca de 10% referiram algum curso de especialização, e 90% referiram ter acesso à informação sobre educação continuada durante a graduação. Conclusões: Os resultados apontam para necessidade de implementação de atividades capazes de permitir o equilíbrio entre conhecimento e prática dos profissionais de enfermagem sobre educação continuada. Descritores: Conhecimentos, Prática em Saúde, Educação Continuada.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1339
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anne gabryele - enfermagem.pdf975.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.