Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1772
Title: Importância da tempestade de ideias para a motivação do estudo dirigido na aprendizagem baseada em problemas
Other Titles: Importance of brain storming for the motivation of directed studying in problem-based learning
Authors: FREITAS, Lysa Souza
CARNEIRO, Júlia Miranda
PIRES, Luiza Viana de Sousa
FALBO, Ana Rodrigues
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Aprendizagem colaborativa
Motivação
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: a Aprendizagem Baseada em Problemas, aprendizagem centrada no estudante, se utiliza de problemas para estimular a discussão em pequenos grupos, os grupos tutoriais. A tempestade de ideias, passo 3 do desenvolvimento do grupo tutorial, é uma etapa primordial para ativar o conhecimento prévio, estabelecendo um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento, constituindo a aprendizagem significativa. Objetivo: avaliar o cumprimento da tempestade de ideias e sua correlação com o tempo despendido e a motivação para a realização do estudo dirigido. Métodos: estudo corte transversal, envolvendo estudantes de medicina, na Faculdade Pernambucana de Saúde, no período entre setembro de 2022 a setembro de 2023. Para avaliar o cumprimento da tempestade de ideias foi utilizada escala elaborada e validada previamente. A análise desse instrumento foi feita por meio da média aritmética do conjunto dos itens avaliados, levando-se em conta o escore médio (EM) foram considerados os pontos de corte: cumprimento inadequado do passo (EM≤3,0), cumprimento regular (EM >3,0 e <3,5), cumprimento bom (EM=3,5 a≤4,0) e cumprimento ótimo (EM>4,0). Para a avaliação da motivação intrínseca foi utilizado o Inventário de Motivação Intrínseca, sua análise foi feita por meio do cálculo da média aritmética dos 45 itens, compondo o escore médio geral (EMG). Foram definidos os pontos de corte: ≤3,0 (não verdadeiro/não motivado), >3,0 e <6,0 (algo verdadeiro/motivado) e ≥6,0 (muito verdadeiro/muito motivado). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 50408021.7.0000.5569. Resultados: o cumprimento da tempestade de ideias foi considerado ótimo (EMG=4,35), no geral, correspondendo a 73,9% das avaliações e quando observado cada item do instrumento. Em relação à motivação para o estudo dirigido foi observado que os estudantes se encontravam motivados (EMG=3,73). Foram observadas correlações entre a tempestade de ideias e a motivação no geral e nas subescalas 1,2 e 6 (Interesse e prazer, competência percebida e valor/utilidade), apesar de fracas (r<0,5). Conclusão: na avaliação dos estudantes as etapas para a realização da tempestade de ideias foram cumpridas de forma satisfatória e eles estavam motivados para a realização do estudo dirigido. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Ativa; Aprendizagem Colaborativa; Motivação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1772
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Tempestade de ideias.pdf329.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.