Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1785
Title: A telemedicina na perspectiva de docentes: prática clínica e ambiente educacional
Other Titles: Telemedicine from the perspective of teachers: clinical practice and educational environment
Authors: PESSOA, Cecília Souza Ávila
PESSOA, Amanda Souza Ávila
TENÓRIO, Arthur Danzi Friedheim
ARAÚJO, Ana Carolina de Godoy
LORENA, Suélem Barros de
SOUZA, Edvaldo da Silva
Keywords: Telemedicina
Docentes de medicina
Educação de graduação em medicina
Infecções por coronavirus
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivos: Analisar o conhecimento, a opinião e a prática dos tutores que compõem o corpo docente de medicina a respeito da telemedicina no contexto profissional e educativo. Métodos: Estudo transversal realizado no período de 2020 a 2021. Os dados de 80 tutores do curso de medicina foram coletados através de questionário online sobre Telemedicina, dividido em perguntas diretas e Likert, assegurando-se anonimato aos participantes. Para organização e análise dos dados, utilizou-se os programas Microsoft Excel e o SPSS, além da escala Likert para dados qualitativos. Resultados: 43 dos 80 participantes realizaram atendimento por telemedicina e, destes, 84,7% mostraram-se satisfeitos. No questionário de verdadeiro ou falso, 85% acertaram a definição de telemedicina e 86,2% julgaram corretamente que não é uma ferramenta temporária, de uso exclusivo no cenário atual de pandemia. No questionário Likert, a sentença que mais se aproximou do “concordo totalmente” foi: “O SUS deve utilizar a telemedicina na triagem e acompanhamento de seus usuários”. Discussão: Apesar de 85% dos participantes acertarem a definição proposta de telemedicina, observou-se, em análise ampla, que apenas 74,5% sabiam defini-la corretamente. Além do interesse no tema, os tutores demonstraram ainda ter conhecimento sobre aspectos de segurança e de sigilo das informações da Telemedicina, no entanto definições específicas se mostraram pouco conhecidas. Conclusão: A maior parte dos participantes compreende o termo telemedicina, julgam possuir conhecimentos gerais sobre a mesma e sua regulamentação, utilizam-na na prática e acreditam que ela tem um papel importante na área da saúde. Palavras-chave (DeCS): Telemedicina, Docentes de Medicina, Educação de Graduação em Medicina, Infecções por Coronavirus.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1785
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A TELEMEDICINA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES PRATICA CLINICA E AMBIENTE EDUCACIONALdocx.pdf183.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.