Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1009
Title: Perfil clínico e sociodemográfico de pacientes internados com microrganismos multirresistentes em enfermarias cirúrgicas e uti cirúrgica de um Hospital Escola em Recife-PE
Authors: FORTES, Anamaria Bessa Cunha
SANTOS, Maria Josiana do Nascimento
SILVA, Rubiane Gouveia de Souza e
MACHADO, Simone Pires
Keywords: Unidade de terapia Intensiva
Epidemiologia
Microrganismos multirresistentes
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO INTRODUÇÃO: As bactérias multirresistentes (BMR) são microrganismos que apresentam resistência a inúmeros antibióticos. O aparecimento de BMR, no ambiente hospitalar, tem ocorrido progressivamente, especialmente, nas últimas décadas e representa um problema emergencial para as equipes de saúde em todo o mundo. A maioria dos pacientes colonizados com BMR é oriunda de outras unidades hospitalares. É evidente que a internação hospitalar prolongada aumenta as chances, sendo um fator de risco para colonização por BMR. OBJETIVO: Descrever o perfil clínico e sociodemográfico de pacientes internados em enfermarias cirúrgicas e na UTI cirúrgica de um hospital escola em Recife-PE, com culturas positivas para microrganismos multirresistentes. MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal, retrospectivo e com abordagem quantitativa, que será realizado pelos prontuários de todos os pacientes adultos internados nas enfermarias cirúrgicas e na UTI cirúrgica que possuam qualquer cultura positiva para microrganismos multirresistentes detectadas pela CCIH/mês de um hospital escola de referência da cidade do Recife. DISCUSSÃO:O perfil sociodemográfico dos pacientes internados na clínica cirúrgica e UTI cirúrgica com cultura positiva para BMR no Hospital Escola do Recife foi do sexo masculino com idades entre 61 – 90 anos. CONCLUSÃO: Determinar o perfil sociodemográfico permitirá planejamentos de medidas que auxiliem a redução de IRAS e complicações no quadro clínico do paciente. Palavras-chave: Unidade de terapia Intensiva; Epidemiologia; Microrganismos multirresistentes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora da Faculdade Pernambucana de Saúde, como parte dos requisitos para obtenção do grau de bacharel em Enfermagem.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1009
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.