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dc.contributor.authorSILVA, Thamyres Alexandra da-
dc.contributor.authorCRUZ, Felipe Pereira da-
dc.contributor.authorLEITE, Isabelle Diniz Cerqueira-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Maria Valéria de Oliveira Correia-
dc.date.accessioned2021-08-06T11:27:39Z-
dc.date.available2021-08-06T11:27:39Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1051-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Cenário: O ingresso na escola é um período fundamental para toda criança, quando são experiência das transformações emocionais e subjetivas refletidas a partir do contexto familiar em que a criança está inserida. As vivências familiares têm a capacidade de alterar profundamente o desenvolvimento das crianças, principalmente daquelas que estão presenciando o contexto de separação dos genitores e, por vezes, quando estão sendo vítimas de alienação parental. Nesse ponto, indagações sobre como será o desenvolvimento social e rendimento escolar da criança que está vivenciando a alienação parental são comuns diante da importância de sua nova condição. O professor, então, tem de conhecer o que é alienação parental e suas consequências, para lidar com essas repercussões dentro da sala de aula, a fim de elaborar formas e achar soluções, existindo a necessidade de um olhar diferenciado para criar um ambiente afetuoso para o bom desenvolvimento educacional do aluno, diante das novas exigências sociais de sua nova conjuntura familiar. Nesse sentido, o professor, em sua posição de referência educacional da criança, pode ser um auxiliar para encontrar profissionais especializados em alienação parental, com o intuito de resolver a temática em questão. Objetivo: Este estudo teve o objetivo de explorar como a alienação parental é compreendida por professores do ensino Fundamental I no contexto escolar, identificando se o professor percebe os efeitos da alienação parental no desenvolvimento do aluno e em seu rendimento escolar. Método: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, com professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular da Região Metropolitana do Recife. Os dados foram construídos através de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma online, por meio de uma plataforma digital de fácil acesso. Considerações Éticas: O estudo seguiu os princípios éticos conforme a resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS através do CAAE nº 43045321.0.0000.5569, sendo iniciado apenas após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelas participantes, para as quais foram garantidos o sigilo e anonimato. Resultados e Discussão: Foram identificadas as seguintes categorias: a) pouco conhecimento sobre alienação parental e SAP; b) não participação na resolução do problema; c) efeitos percebidos da alienação parental no desenvolvimento do aluno e no rendimento escolar. As professoras que participaram das entrevistas apresentaram algum conhecimento sobre a alienação parental, indicando que sabem do que se trata a problemática. No entanto, quando indagadas se sabem o que é a Síndrome da Alienação Parental (SAP), as professoras alegaram não conhecer esse conceito. Disso decorre a confusão que elas fazem da SAP com outras condições ou situações vivenciadas pelos alunos, bem como o fato de elas não se sentirem competentes para agir na prevenção ou solução do problema junto às famílias, nem para identificar os efeitos da alienação parental no desenvolvimento do aluno e em seu rendimento escolar. Esses resultados sugerem a necessidade de tais professoras receberem capacitação sobre a alienação parental, a SAP e suas consequências para o desenvolvimento e rendimento escolar dos alunos. Sugere-se que estudos mais amplos sobre essa temática sejam desenvolvidos em um número significativo de escolas para uma compreensão mais global da problemática. PALAVRAS-CHAVE: Alienação parental; Criança; Escola; Ensino fundamental; Professores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlienação parentalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA compreensão de professoras do ensino fundamental I sobre alienação parental no contexto escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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