Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1109
Title: Engangement e empatia dos profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19 em Pernambuco
Other Titles: Compromiso y empatía de los profesionales de la salud que trabajan para combatir el Covid-19 en Pernambuco
Engagement and empathy of health professionals who work to combat Covid-19 in Pernambuco
Authors: CANHOTO, Camilla Talita Silva
SILVA, Camilla Sousa Justino da
SANTOS, Raila Gonçalves dos
SANTANA, Tuanny Caroline Pereira de
ANDRETO, Luciana Marques
MOURA, Thaís Andréa de Oliveira
Keywords: Sentimentos
Empatia
Profissionais de Saúde
Covid-19
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Introdução: Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia no Brasil. Diante disso, gerou um cenário de perturbação psicossocial que pode ultrapassar a capacidade de enfrentamento da população. Nesse contexto, os profissionais de saúde que estão no combate à Covid-19 sofrem impacto na sua saúde mental.Objetivo: Avaliar o nível de sentimentos empáticos dos profissionais de saúde na assistência a pacientes com Covid-19 em serviços de saúde de Pernambuco. Método: Trata-se de um recorte descritivo com abordagem quantitativa exploratória, tipo WebSurvey, na qual a amostragem foi a de snowball. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho à agosto de 2021, realizado com profissionais atuantes no COVID-19 do estado de Pernambuco. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética sob o número de CAAE 46373221.2.0000.5569. 2 Resultados: 69 indivíduos completaram a pesquisa, do total 82,6% eram mulheres, com idade média entre 30 a 39 anos (40,4 %), sendo enfermeiro (63,7%), Técnico(a) de Enfermagem (20,3%) e Médicos (15,9%), que trabalhavam nos hospitais da região metropolitana do Recife (79,70%). Os profissionais avaliados neste estudo são empáticos e engajados no trabalho. A presença da empatia cognitiva torna-se um fator de proteção já que podemos afirmar que esse sentimento é um importante preditor para a fadiga por compaixão e consequentemente para o Burnout, por ser um processo acumulativo e intenso. Conclusão: Os achados da pesquisa reforçam que os profissionais de saúde são empáticos e apresentam um engajamento no trabalho. Contudo, esses fatores em excesso pode ser um causador de adoecimento da saúde mental. Palavras-chave (DeCS): Sentimentos, Empatia, Profissionais de Saúde, Covid-19.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1109
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.