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dc.contributor.authorALVES, Deisielly Keila Barboza-
dc.contributor.authorBARBOSA, Elba Daniela Silva-
dc.contributor.authorBARRETO, Maria Nelly Sobreira de Carvalho-
dc.contributor.authorSANTOS, Mônica Maria Henrique dos-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Dayse da-
dc.date.accessioned2021-11-26T16:53:44Z-
dc.date.available2021-11-26T16:53:44Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1110-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Descrever o conhecimento dos professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho- PE sobre a automedicação durante a pandemia de COVID-19 e seus riscos à saúde. Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo, realizado com professores, da Rede Municipal de Ensino na zona urbana do município do Cabo de Santo Agostinho- PE, por um questionário on-line. Os dados foram analisados aplicando-se porcentagem simples pelo programa Microsoft Excel e apresentado em tabelas e gráficos. Resultados: Dos 110 professores, vinculados a 53 das 104 escolas, 95,41%, afirmaram compreender o termo automedicação e 88,07% estavam fazendo ou já tinham usado algum medicamento por conta própria. Os principais motivos destacados foram: sintomas simples e melhora imediata. Mais de 60% referiram que, neste período de pandemia, as informações transmitidas pela mídia, contribuíram para o uso de medicamentos. A maioria relatou possuir comorbidades e 30,91% afirmaram ter tomado algum medicamento para a COVID-19. Conclusão: Os resultados encontrados demonstraram o impacto da automedicação, disseminada entre a população, nesse caso representada pelos professores. Estudos dessa natureza são relevantes, especialmente em crises sanitárias como a pandemia de COVID-19, em que se constatou a dificuldade de desenvolvimento de fármacos seguros e eficazes para prevenção e tratamento desta virose. Portanto, o envolvimento do farmacêutico é de suma importância para prevenir a automedicação. Palavras-chaves: Automedicação, COVID-19, Professores escolares, Mídias sociais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.titleDescrição do conhecimento de professores municipais sobre automedicação na pandemia pela COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeDescription of the knowledge of municipal teachers on self-medication in the pandemic by COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeDescripción del conocimiento de los docentes municipales sobre la automedicación en la pandemia por COVID-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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