Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1190
Title: Avaliação de perfil e de intervenção nutricional parenteral em pacientes adultos internados em Hospital na cidade do Recife
Other Titles: Assessment Profile and parenteral nutrition intervention in adult patients admitted to hospital in Recife
Authors: MORAES, Allany Michelly da Silva
SILVA, Priscilla Estefani Santos da
CARVALHO, Quelefraule Almeida dos Santos
BUSHATSKY, Magaly Bushatsky
ALENCAR, Lúcio Flávio Andrade de
Keywords: Terapia nutricional
Nutrição parenteral
Hospitalização.
Issue Date: 2013
Abstract: Resumo Introdução: O estado nutricional expressa o grau no qual as necessidades fisiológicas por nutrientes são alcançadas para manter a composição e as funções adequadas a homeostase do organismo, no caso dos pacientes hospitalizados a desnutrição é comum e a detecção precoce pode ser decisiva para a sobrevida do paciente. Objetivo: Avaliar o perfil e a intervenção nutricional parenteral em pacientes adultos internados em hospital público na cidade do Recife. Método: Estudo do tipo corte transversal realizado através do levantamento de dados contidos nos prontuários dos pacientes adultos que foram submetidos a terapia de nutrição parenteral total (NPT), no ano de 2011, coletados a partir de formulário. Resultados: A amostra totalizou 43(100%) prontuários, sendo 25 (58%) de pessoas do sexo masculino e 18 (42%) do sexo feminino. Dos prontuários analisados, 24(56%) apresentavam peso na admissão, dos quais apenas 4(9%) haviam registro de peso no início da terapia nutricional. A estatura e o IMC estavam registrados em apenas 9(21%) dos prontuários na admissão. Foi observado que dos pacientes que receberam alta hospitalar, somente 2 (5%) obtiveram registro de peso e IMC. Conclusão: A insuficiência de dados antropométricos nos prontuários analisados resulta em comprometimento da avaliação nutricional dos pacientes internados. Descritores: terapia nutricional, nutrição parenteral, hospitalização.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1190
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
allany michelly - enfermagem.pdf888.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.