Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1244
Title: Ocorrência de internação por acidente de motocicleta em hospital de referência em trauma da região metropolitana do Recife
Authors: FERREIRA, Danila Laina
LESSA, Josilene Souza
MOURA, Maria Teresa Barros Cavalcanti de
SILVA, Reneide Muniz da
SILVA, Nayara Rosane Vasconcelos
Keywords: Acidentes de motocicleta
Perfil epidemiológico
Internação
Issue Date: 2014
Abstract: RESUMO Introdução: Os acidentes de motocicletas representam um problema de saúde pública no Brasil ocupando posição importante entre as mortes por causas externas. A gravidade das lesões sofridas nestes eventos é responsável pelas internações, que representam um gasto público significativo, despesas previdenciárias, sem contar a incapacidade física e danos psicológicos que interferem nas atividades e na qualidade de vida das vítimas e seus familiares. Objetivo: analisar a ocorrência de internação das vítimas dos acidentes de motocicleta atendidos na emergência de um hospital de referência em trauma da região metropolitana do Recife. Método: estudo descritivo transversal, com abordagem quantitativa, com um total de 314 prontuários de pacientes vítimas de acidente de motocicleta, no período de janeiro a junho de 2012. Resultados: Verificou-se a predominância de acidentes envolvendo condutores do sexo masculino, de cor parda, em zona urbana e com maior frequência aos domingos. A colisão com automóvel foi o tipo de acidente predominante. A lesão mais frequente foi a fratura. O tempo médio de internação foi menor ou igual a uma semana. Conclusão: demonstra-se a necessidade da elaboração de políticas públicas e ações interdisciplinares e intersetoriais, objetivando melhorar a segurança no trânsito e reduzir o numero de acidentes. Observa-se também, a importância da ampliação de programas de educação de trânsito voltados para a faixa etária de maior ocorrência dos acidentes. Palavras-chave: Acidentes de motocicleta; Perfil epidemiológico; Internação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1244
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.