Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1258
Title: Avaliação da prática de automedicação de pacientes atendidos na farmácia escola da Universidade Federal de Pernambuco
Other Titles: Practical assessment of patients treated self-medication pharmacy school in the University of Pernambuco
Authors: BARROS, Laura Maria Oliveira de
Keywords: Medicamentos
Automedicação
Prescrição de medicamentos
Farmácia escola.
Issue Date: 2012
Abstract: RESUMO Automedicação é a administração de medicamentos sem orientação ou prescrição médica, é uma prática bastante difundida não apenas no Brasil, mas também em outros países. Medicar-se por conta própria utilizando medicamentos que foram administrados em tratamentos anteriores pode provocar graves danos à saúde ou mascarar sintomas de doenças graves. A automedicação pode ser atribuída à dificuldade de acesso de grande parte da população a um profissional e aos serviços de saúde, pela falta de informação ou ainda, pelo hábito de resolver os problemas de saúde considerados rotineiros da sua própria maneira, alegando falta de tempo. O presente estudo teve por objetivo avaliar a prática da automedicação dos usuários da Farmácia Escola da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, do tipo transversal e quantitativo. Os dados foram coletados através de questionário estruturado, composto por 19 questões voltadas a prática da automedicação, através do qual nós identificamos os fatores que influenciam tal prática. Foram estudados 50 pacientes, de ambos os sexos, com idades que variavam entre 20 e 72 anos, nos meses de Julho e Agosto de 2012. Os resultados do estudo mostram que 54% dos pacientes entrevistados admitiram que se automedicam e que, destes 44% são do sexo masculino e 56% do sexo feminino; 52% afirmaram que fazem uso de medicamentos sem prescrição médica, 46% citam a dificuldade de ir ao médico como justificativa de se automedicarem. Entre os entrevistados, 40% afirmaram já ter pedido conselhos ao Farmacêutico e/ou balconista para a compra de medicamento não prescrito pelo médico. 96% dos entrevistados afirmaram ter consciência dos riscos à saúde e 4% não tem consciência dos riscos que os mesmos correm. Este estudo confirmou a prática da automedicação entre os usuários de medicamentos de uma Farmácia Escola, destacando sua importância para a população. Palavras-chave: Medicamentos, automedicação, prescrição de medicamentos, Farmácia Escola.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1258
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laura Barros - farmácia.pdf515.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.