Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1308
Title: Vivências de mulheres idosas atendidas em um hospital referência em Pernambuco acerca da violência interpessoal
Other Titles: Experiences of elderly women attended at a reference hospital in Pernambuco about the interpersonal violence
Authors: BERLT, Janaina
RODRIGUES, Kelly
Keywords: Violência de gênero
Envelhecimento da população
Maus tratos ao idoso
Violência contra mulher
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO O presente estudo tem como objetivo compreender as vivências de mulheres idosas atendidas em ambulatório de referência, acerca da violência interpessoal sofrida em seu cotidiano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado com idosas entre os meses de fevereiro a março de 2022. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo temática proposta por Minayo. Participaram da pesquisa treze idosas cuja média de idade foi de 68,8 anos. A maioria das participantes estava aposentada, exercendo também algum trabalho formal ou informal. Dez idosas possuem filhos, uma é viúva, duas das entrevistadas relataram morar sozinhas e sete idosas denominaram-se católicas. As categorias revelam, a partir da perspectiva das idosas, um aumento considerável do acometimento de violência, e sua relação íntima entre o uso de substâncias e dependência financeira. Bem como, o despreparo dos profissionais de saúde e dos serviços assistências na identificação e nas medidas de proteção e cuidado. Conclui-se que ainda há um longo caminho a percorrer na matéria de proteção aos idosos, quer em termos legislativos, como também orientadores da prática profissional nas comissões de proteção aos idosos. Palavras-chave (DeCS): Violência de Gênero; Envelhecimento da População; Maus-Tratos ao Idoso; Violência contra mulher.
Description: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1308
Appears in Collections:Psicologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.