Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1323
Title: Avaliação dos riscos químicos ao uso irracional de formulações dermatológicas contendo ácidos: revisão sistemática
Authors: SILVA, Brenda Isabelly Oliveira Félix
OLIVEIRA, Maria Eduarda Vasconcelos de
MESQUITA, Anna Carolina Teixeira
Keywords: Cosméticos
Efeitos adversos
Ácidos
Envelhecimento da pele
Estética
Uso racional
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Cenário: Com a crescente demanda midiática da sociedade e principalmente do público feminino, a preocupação com a estética vem ganhando maior visibilidade e sendo um assunto recorrente nas plataformas digitais. A inquietação com a textura da pele, com lesões acneicas, com o envelhecimento e com o surgimento de manchas impulsionam mulheres a comprar produtos contendo ácidos, que são compostos presentes em dermocosméticos que auxiliam desde na hidratação ao clareamento da pele, que através do seu uso indiscriminado podem causar danos a pele. Os componentes dos ácidos são comuns nas formulações cosméticas e podem provocar irritação, ressecamento excessivo, ardência, sensibilidade a luz e queimação, ocasionando até mesmo lesões na derme que podem ser provocadas pela utilização não recomendada ou uso indevido de tais produtos. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática a fim de avaliar os dados existentes referentes aos possíveis riscos químicos que os produtos dermatológicos contendo ácidos podem ocasionar. Foi avaliado o uso indiscriminado e o consumo em crescimento através de influencias pelas plataformas digitais, sem explorar o conhecimento de efeitos adversos. Métodos: Se trata de uma pesquisa sistemática com fundamentos teórico-metodológicos baseando-se em artigos científicos, monografias e dissertações acerca dos riscos da utilização de cosméticos contendo ácidos em sua formulação, a partir de instrumentos virtuais disponibilizados para consulta chegando uma conclusão sobre o tema. Aspectos éticos: O estudo obedeceu aos critérios éticos da ABNT. Após toda apuração quanto a finalidade da pesquisa. A pesquisa obedeceu aos critérios éticos da ABNT em relação á montagem de uma revisão bibliográfica sistêmica. Que consiste em um processo de coleta e compressão do tema que vai ser analisado e sintetizado. Palavras-chave: Cosméticos; Efeitos adversos ; Ácidos; Envelhecimento da pele; Estética; uso racional.
Description: Trabalho apresentado pelo curso de Farmácia, da Faculdade Pernambucana de Saúde, como parte dos requisitos necessários á aprovação na conclusão de curso.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1323
Appears in Collections:Farmácia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.