Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1338
Title: Prevalência de obesidade em escolares da rede pública de ensino do município de São Lourenço da Mata-PE, resultados preliminares
Authors: SOARES, Anne Caroline Procópio
SANTANA NETO, Bonifácio Soares de
SILVA, Charlene Daniele da
ANDRETO, Luciana Marques
SILVA, Reneide Muniz da
Keywords: Obesidade infantil
Sobrepeso
Saúde infantil
Issue Date: 2015
Abstract: RESUMO Objetivo: Analisar a prevalência da obesidade nos escolares da rede pública de ensino do Município de São Lourenço da Mata - Pernambuco. Métodos: Estudo transversal, descritivo na população de escolares na faixa etária de 14 a 19 anos de ambos os sexos. Aplicado questionário para identificar as características sociodemográficas, hábitos de vida e o conhecimento sobre obesidade. Foram aferidas as medidas antropométricas, para determinação do índice de massa corpórea. Resultados: Em uma amostra de 252 adolescentes demonstraram a maioria do sexo feminino da raça parda e faixa etária dominante >16 anos, com 192 (76,2%) do total. O perfil psicossocial indicou autoestima baixo/moderado referido por 187 (74,2%) participantes e 178 (70,6%) afirmaram realizar atividade física. 218 (89,3%) apresentaram peso normal. Verificou-se que 232(92,1%) adolescentes apresentaram PAS <120 mmHg e 246(98%) com PAD <80mmHg. Conclusão: Conclui-se que deve haver um cuidado especial sobre o estado de saúde geral dos adolescentes, demonstrando a urgente necessidade de mudança na visão e abordagem sobre a obesidade desde a infância, o que pode contribuir significativamente na minimização da incidência dessa morbidade, onde a prevenção é sem dúvida, a estratégia mais segura e eficaz no controle desta doença, que já é considerada uma epidemia mundial. Palavras-chave: Obesidade infantil, sobrepeso, saúde infantil.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para conclusão da Graduação em Enfermagem pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1338
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anne caroline - enfermagem.pdf485.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.