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dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Emília Xavier da Silva-
dc.contributor.authorSÁ, Manuela Tavares Lima Abreu e Lima de-
dc.contributor.authorTARQUINO, Michele Gomes-
dc.date.accessioned2022-08-16T17:43:26Z-
dc.date.available2022-08-16T17:43:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1377-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.abstractRESUMO: O autismo conhecido como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por perturbações do desenvolvimento de três áreas como comunicação, socialização e comportamento restritivo e repetitivo. A família é considerada o primeiro grupo social desempenhando funções na constituição e desenvolvimento do indivíduo no campo afetivo, cognitivo e psicológico. Pode-se pensar na formação de um grupo operativo para trabalhar com os familiares desses pacientes, por se tratar de espaço que promove aprendizagem, à medida que os torna sujeitos ativos e protagonistas na produção da sua saúde, a partir da discussão de uma temática definida por eles ao inicio de cada grupo. O presente estudo tem como objetivo elaborar um projeto de intervenção com familiares de crianças diagnosticadas com autismo acompanhadas em espaço ambulatorial. Esta proposta foi construída a partir da revisão bibliográfica integrativa, buscando – se artigos científicos disponíveis nas plataformas Scielo, Pepsic, Google Acadêmico e utilização de livros. A proposta de intervenção será focada nos familiares de crianças que foram diagnosticadas com autismo, por ter visto na literatura que os pais dessas crianças passam por um processo doloroso quando se deparam com essa realidade. O projeto está divido em etapas, tendo três etapas a ser seguidos. Considerando a elaboração do projeto de intervenção com familiares de crianças diagnosticadas com autismo, faz-se necessário entender que o impacto que o diagnóstico causa impacto na família fazendo com que a rotina e o atual cenário familiar seja modificado. Palavras – chave: Autismo; família; estratégias de enfrentamento; grupo operativo; grupo operativo em saúde mentalpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEstratégias de enfrentamentopt_BR
dc.subjectGrupo operativopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleProjeto de intervenção com familiares de crianças diagnosticadas com autismo acompanhadas em espaço ambulatorialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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