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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Laís Kevellyn da Silva-
dc.contributor.authorMONTE, Camylla Aryane Balbino do-
dc.contributor.authorCORREIRA FILHO, Og de Souza-
dc.contributor.authorFREITAS, Rebeca Luiz de-
dc.contributor.authorLIMA, Maria Goretti de Souza-
dc.contributor.authorLYRA, Carolina Viana-
dc.date.accessioned2022-12-01T11:15:14Z-
dc.date.available2022-12-01T11:15:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1471-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O Transtorno do espectro autista (TEA) tem como principal fator a origem genética podendo envolver fatores ambientais. Hiperatividade, déficits motores e alterações sensoriais são algumas de suas características. A higiene bucal de crianças com TEA pode ser prejudicada pela dificuldade dos responsáveis em fazer a higiene dessa região, que acaba intensificando as chances do aparecimento de cárie e de doença periodontal, comprometendo a saúde bucal desse público. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma metodologia que estuda o comportamento humano e tem evidência científica na sua aplicação em crianças com autismo, podendo ser considerado o método mais apropriado para auxiliar os responsáveis durante a higiene bucal. O objetivo deste trabalho foi capacitar pais ou responsáveis de crianças com TEA utilizando material didático para ajudá-los na escovação. Os dados foram coletados através de formulários com as variáveis sociodemográficas com os pais que receberam orientações sobre a importância da higiene bucal e as principais doenças que podem ocorrer. Os resultados apresentados são parciais, pois a coleta ainda está em andamento. Até o momento participaram do estudo 16 responsáveis/ 16 crianças com TEA, onde os responsáveis foi de 93,8% do sexo feminino com média de idade 36,8 anos e crianças 75% sendo do sexo masculino com idade inferior de 4 anos. PALAVRA-CHAVE: Transtorno do espectro autista; Análise do comportamento Aplicada; Higiene bucalpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapt_BR
dc.subjectHigiene bucalpt_BR
dc.titleAnálise do comportamento aplicada como estratégia para auxiliar pais e responsáveis na higienização bucal de crianças com transtornos do espectro autistapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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