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dc.contributor.authorSIMÕES, Joana Bradley Araújo-
dc.contributor.authorCOSTA, Manoela Barreto Notare-
dc.contributor.authorMAIA, Renata Teti Tibúrcio-
dc.date.accessioned2022-12-01T18:20:25Z-
dc.date.available2022-12-01T18:20:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1481-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca de avaliação como pré-requisito para Conclusão de Curso da Graduação em Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractResumo Cenário: Sentar-se à mesa e apreciar uma refeição com outras pessoas, é uma prática cada vez menos comum, já que com a rotina corrida, produto da globalização, a alimentação também sofre mudanças e influências. Muitos não conseguem priorizar o momento da refeição com o tempo necessário para se alimentar com calma, são minorias as pessoas que separam um tempo adequado para tal. Aliado a isso, grande parte das pessoas não conseguem perceber os sinais de fome e saciedade, e por isso comem para além da fome física, utilizando a comida como um reforço e estratégia compensatória para emoções negativas. É comum que, pessoas que buscam alcançar padrões de beleza corporal comam de forma transtornada, através de diversos comportamentos como por exemplo: longos períodos em jejum, restrições severas, uso de métodos expurgatórios e compensatórios e substituição de refeições por produtos industrializados e menos calóricos. O comer transtornado (CT) refere-se a todos os comportamentos alimentares disfuncionais, sendo necessário atentar-se a estes comportamentos para que não evolua para um transtorno alimentar. O comer transtornado relaciona-se com a mentalidade de dieta, pensamento que faz com que o sujeito não tenha autonomia para escolher o que, quando ou o quanto irá comer, pois deve-se seguir as regras. Diante de tais problemáticas relacionadas ao comportamento alimentar atual, percebe-se que há a necessidade de novas técnicas cognitivas-comportamentais, sendo o comer com atenção plena uma delas. Objetivo: Elaborar uma cartilha psicoeducativa para adultos sobre o comer com atenção plena. Método: Revisão bibliográfica de literatura que obteve a cartilha psicoeducativa como produto. Resultados e Discussão: Produção final do material psicoeducativo. Considerações Finais: O material será eficaz, esclarecedor e utilizado pelos adultos que têm interesse em modificar os hábitos alimentares ou aprender novas técnicas comportamentais. Palavras-chaves: Terapia Cognitivo-Comportamental; Comer com Atenção Plena; Comer Intuitivo e Comportamento Alimentar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTerapia Cognitivo-Comportamentalpt_BR
dc.subjectComer com Atenção Plenapt_BR
dc.subjectComer Intuitivopt_BR
dc.subjectComportamento Alimentarpt_BR
dc.titleGuia de orientação para adultos sobre o comer com atenção plenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

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