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dc.contributor.authorSILVA, Izabella Luiza Batista Alves e-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Marcelly Larissa Santana de-
dc.contributor.authorCAMPELO, Aline-
dc.date.accessioned2022-12-05T12:46:41Z-
dc.date.available2022-12-05T12:46:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1485-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito para obtenção do Bacharel em Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A educação infantil é responsável pela inserção da criança no mundo escolar, sendo direcionada para crianças dos primeiros meses aos cinco anos de idade, é a responsável por um período onde as crianças irão trabalhar tanto a formação social quanto a intelectual. De acordo com a resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009 do Conselho Nacional de Educação, é obrigatória a matrícula de crianças na educação infantil a partir dos 4 anos, porém, mesmo com as definições de idade para cada etapa, ainda é vista uma entrada prematura de crianças nesta primeira fase. Sendo assim, o presente estudo visa ressaltar a importância da resolução e do parecer publicados pelo CNE/CEB em 2009 relacionando-os com os conceitos de desenvolvimento tragos por Piaget e Vygotsky. Objetivo: Elaborar um produto psicoeducativo e informativo em formato de cartilha para pais e professores a respeito da inserção de forma prematura da criança no ensino infantil. Método: A cartilha foi construída com base em um modelo de desenho instrucional, composto por cinco etapas segundo o método ADDIE, abreviatura em inglês das palavras: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Partiu-se de um levantamento bibliográfico sobre o tema, a fim de desenvolver um material que pudesse ser utilizado pelos pais e professores. Após a confecção das cartilhas no formato digital, espera-se que ela possa ser disponibilizada de fácil acesso ao público-alvo. Resultados e Discussão: A versão final da cartilha resultou em um produto psicoeducativo e informativo destinado a pais e professores a respeito da entrada precoce da criança na vida acadêmica. Conclusão: Consideramos que o presente trabalho traz contribuições significativas para a comunidade científica, visto que é um tema pouco recorrente na literatura. A produção desta cartilha foi direcionada a compreensão e disseminação desta temática, entendendo como fundamental a atuação da Psicologia no contexto da Educação Infantil e a elaboração de materiais psicoeducativos que busquem contribuir e acrescentar na visão e acúmulo teórico relacionado ao tema em questão. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Escola; Desenvolvimento Infantil; Psicoeducaçãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPsicoeducaçãopt_BR
dc.titleCrescer e aprender: a entrada precoce na educação infantil e suas repercussões no desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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