Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1494
Title: Análise das indicações de cesariana de acordo com as características obstétricas das gestantes utilizando a Classificação de Robson
Authors: SILVA, Letícia Micherlyne Xavier da
DINIZ, Ana Clara Lopes da Silva
BRITO, Maianne Kelly Magalhães de
VASCONCELOS, Lucas Souza Soares de
MELO, Maria Inês Bezerra de
FIGUEIRA, Maria Cristina dos Santos
Keywords: Cesárea
Classificação
Estratégias
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: Na primeira metade do século 20, a cesariana era considerada uma operação rara, e apenas 3% a 6% dos partos eram realizadas por esse método. Nos últimos anos, a taxa de cesariana aumentou muito e é insustentável. Atualmente, é o procedimento cirúrgico mais comum, e sua taxa de incidência é elevada, sendo considerado motivo de crescente preocupação por não haver evidências de que possa levar a melhores resultados perinatais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma taxa superior a 15% não trará benefícios e aumentará o risco para mães e bebês a curto e longo prazo. Objetivos: Analisar as indicações de cesariana considerando as características obstétricas das gestantes de acordo com a Classificação de Robson. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo corte transversal, quantitativo e descritivo. Será realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP no período de maio de 2021 a maio de 2022. A amostra será composta pelas mulheres submetidas a cesarianas no período do estudo que preencherem os critérios de elegibilidade. A coleta de dados será feita no setor de arquivo com dados secundários de prontuários de gestantes submetidas à cesariana a partir do preenchimento de um formulário com as informações adquiridas. Na ocasião, será elaborado um banco de dados utilizando-se o programa EPIINFO versão 7.1.1. A análise dos dados será efetuada através deste mesmo programa onde inicialmente serão obtidas as distribuições de frequência das variáveis utilizadas para caracterizar a amostra. Resultados: As taxas de cesariana se mostraram elevadas em três grupos com características distintas (grupo 2, 5 e 10). As mulheres do grupo 2 foram responsáveis por 18,8%. O grupo 5 apresentou a maior taxa com 26,9%. Por fim o grupo 10, apresentou uma taxa de cesariana relativamente alta (26,6%). Conclusões: Concluiu-se que a utilização da Classificação de Robson proporciona um perfil mais específico das gestantes submetidas à cesariana, possibilitando a análise e reflexão da situação para desenvolver estratégias que possibilitem uma assistência qualificada e reduzam as cesarianas desnecessárias. Palavras-chave: Cesárea, Classificação, Estratégias.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1494
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.