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dc.contributor.authorROMA, Luisa da Rocha-
dc.contributor.authorLIRA, Tahyane Gleice da Silva-
dc.contributor.authorBARBOSA, Jéfte Fernando de Amorim-
dc.date.accessioned2023-01-11T12:30:29Z-
dc.date.available2023-01-11T12:30:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1531-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Avaliadora como pré-requisito para obtenção parcial do título na graduação em Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Trata-se da produção de material informativo no campo da Psicologia da Saúde, centrado em tecer cuidado aos cuidadores de crianças vítimas de violências, sejam estas de natureza física, sexual, psicológica ou relacionada à privação ou abandono (negligência). Todas estas se configuram um grave fator de risco ao seu desenvolvimento e ao seu processo de subjetivação. Por isso, é imprescindível elaborar estratégias para o enfrentamento deste problema sociopolítico que impacta a vida mental das vítimas e de seus cuidadores. Quando se entende que as relações afetivas das crianças com seus cuidadores são a base para que elas descubram as regras do mundo e se encaixem nele, com suas elaborações criativas, cuidar desses cuidadores mostra-se como um recurso direcionado à ressignificação da vida dessas vítimas. Porque a violência pode ser prevenida e as políticas de proteção devem ser efetivas, a psicoeducação coloca-se como estratégia de transmissão de saber e de cuidado em saúde emocional, indo de encontro à naturalização de práticas sociais violentas no cotidiano das crianças. Objetivo: Produzir cartilha psicoeducativa voltada à orientação de cuidadores de crianças vítimas de vários tipos de violência. Método: Foram selecionados trabalhos técnicos de instituições governamentais e não governamentais, legislações, livros e artigos científicos acerca das violências praticadas e seus efeitos na vida psíquica das crianças, também sobre as estratégias de enfrentamento e de promoção de saúde. A busca bibliográfica assistemática permitiu escolher por conveniência os conteúdos sumarizados no material informativo. O uso do Aplicativo Canva favoreceu a construção gráfica, sob uma escrita dialogada, com estética atrativa, tomando como norteador a técnica da psicoeducação. Resultados e Discussão: Pela escrita dialogada, a Cartilha Família Atenta foi composta por imagens, balões de diálogos e outros elementos gráficos que imprimiram certa ludicidade ao material. Há explicações sobre tipos de violências, bem como se ilustram modos de prevenção e de auxiliar as crianças a desenvolverem comportamento de autoproteção. No mais, houve um reconhecimento das competências do sujeito que cuida e a importância dele investir no cuidado de si. Conclusão: A cartilha foi feita para ser distribuída com cuidadores(as), instruindo famílias no estabelecimento de um ambiente afetivo seguro para as crianças. Assim, a Psicologia engaja-se no fortalecimento das políticas de atendimento humanizado por via da educação em saúde pública, com práticas psicológicas criativas. Palavras-chave: Crianças, Violência, Cartilha, Prevenção.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.titleCartilha família atenta: uma estratégia de psicoeducação voltada aos cuidadores de crianças vítimas de violênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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