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dc.contributor.authorSANTANA, Ana Jaqueline de Oliveira Queiroz de-
dc.contributor.authorSILVA, Luciana Maria da-
dc.contributor.authorBARRETO, Luciana da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Suzana Lins da-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Cláudia Roberta Selfes de-
dc.contributor.authorCAMINHA, Maria de Fátima Costa-
dc.date.accessioned2023-03-13T12:50:35Z-
dc.date.available2023-03-13T12:50:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1545-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: analisar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos acadêmicos de enfermagem antes e durante a pandemia da COVID- 19. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório, de corte transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido em Instituição de Ensino Superior do Recife-PE no período de fevereiro de 2021 a dezembro de 2022. Participaram estudantes da graduação de enfermagem, cuja amostra foi de conveniência e que preencheram os critérios de inclusão: estar participando das aulas teóricas remotas. Excluíram-se os que estivessem cumprindo o estágio supervisionado e licença médica durante o estudo. Aplicou-se um questionário semiestruturado, contendo questões de múltipla escolha, com variáveis relacionadas às características sociodemográficas, às estratégias de aprendizagem utilizadas na graduação de enfermagem antes e durante a pandemia da COVID-19 e aos aspectos positivos e negativos do método remoto na graduação de enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Os dados foram analisados pelo software RStudio, versão 4.0.0, por meio de estatística descritiva. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP-FPS) sob o parecer n° 5.433.848. Resultados: Participaram do estudo 77 estudantes com média de 21,5 anos de idade. Antes da pandemia utilizavam em maior frequência videoaulas (84,2%) como estratégia de aprendizagem e o resumo destacou-se (83,1%) durante a pandemia. Durante o ensino remoto, 67,5% referiram que pontos negativos como estresse, cansaço, desânimo e ansiedade interferiram na aprendizagem, embora, 92,6% destacaram aspectos positivos no método remoto: facilidade de pesquisar, economia de tempo (61,8%) e facilidade de acesso a ferramentas de comunicação (53,9%). Conclusão: Apesar dos aspectos negativos para a aprendizagem, a maioria dos estudantes habituou-se ao ensino remoto, utilizando estratégias como: resumos, participação ativa nas tutorias online e fórum de discussões para a aprendizagem teórica, na pandemia da COVID-19.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGraduação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem na graduação de enfermagem antes e durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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