Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1550
Title: Perfil epidemiológico de pacientes internados em unidades de COVID-19 com cultura positiva para microrganismo multirresistente internados em um hospital escola de Recife-Pe
Authors: COSTA, Andréa Vila Nova de Melo
SANTOS, Ísis katherine Barbosa
SILVA, Rubiane Gouveia de Souza e
MARTINS, Mirella Romão
Keywords: Infecções por coronavirus
Unidades de Terapia Intensiva
Infecções Bacterianas
Epidemiologia
Resistência bacteriana a múltiplas drogas
Cuidados críticos
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de pacientes internados em unidades de COVID-19 com cultura positiva para microrganismos multirresistentes, internados nas UTIs COVID Adulto do IMIP. Métodos: estudo descritivo, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Dados coletados provenientes do banco de informações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de adultos que foram notificadas com culturas positivas para microrganismos multirresistentes de março/2020 à junho de 2021 no IMIP. Os dados foram digitados e analisados no programa EXCEL. A coleta de dados foi realizada no período de maio de 2022 à junho de 2022, após aprovação do comitê de ética em Pesquisa em Seres Humanos do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (CEP-IMIP) sob CAAE: 10189319.4.0000.520 e parecer 3.340.665. Resultados: amostra de 635 casos notificados de adultos com bactéria multirresistente nas UTIs COVID Adulto, com 52,0% (330 pacientes) do sexo masculino em relação ao sexo feminino 48,0% (305 pacientes). A faixa etária predominante nas UTI foi entre 31 – 60 anos, correspondendo a 48,7% dos casos. Quanto aos microrganismos mais encontrados nas UTIs COVID adulto, com o mais prevalente Acinetobacter (30,9%). Dentre os espécimes mais solicitados destacam-se nas UTIs o swab retal (37,9%), sec traqueal (33,6%) e hemocultura (14,3%). Conclusão: identificou frequência alta no sexo masculino com idade dentre 31 – 60 anos com perfil de bactérias MR, sugerindo que as assistências aos pacientes admitidos nas UTIs devem ser melhor adotadas as medidas de precaução.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1550
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.