Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1577
Title: Perfil clínico e sociodemográfico de crianças e adolescentes atendidos em um setor para Avaliação Psicológica no Recife/PE, Brasil
Authors: FERREIRA, Renata Alves Rodrigues
MELO, Monica Cristina Batista de
MAIA, Renata Teti Tibúrcio
Keywords: Crianças
Adolescentes
Desenvolvimento neuropsicológico
Avaliação psicológica
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Este estudo analisou o perfil clínico, sociodemográfico e o processo de Avaliação psicológica realizado com crianças e adolescentes atendidos no Laboratório de Avaliação Psicológica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP (LAP). Foram concluídas 25 avaliações entre os anos de 2019 e 2022. Os participantes tinham média de idade no momento da triagem de 8,16 ± 2,58, sendo a maioria do sexo masculino. 13 pacientes não faziam uso de medicamentos psicotrópicos e os psicólogos foram os profissionais responsáveis pela maioria dos encaminhamentos para o setor. No processo de Avaliação, foram utilizados 16 instrumentos, entre eles Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção, Figuras Complexas de Rey e Materiais Lúdicos. Os resultados apontaram que mais da metade dos pacientes apresentou dificuldades aritméticas, seguido de desatenção, dificuldades na escrita e comportamento desafiador. O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade foi a hipótese diagnóstica mais identificada, seguido da Deficiência Intelectual. A Avaliação Psicológica é um importante instrumento para contribuir junto à equipe interprofissional na identificação das dificuldades de crianças e adolescentes. Palavras-chave: Crianças; Adolescentes; Desenvolvimento Neuropsicológico; Avaliação Psicológica.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito para obtenção do Bacharel em Psicologia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1577
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RESUMO_FERREIRA, Renata Alves Rodrigues.pdf235.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.