Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1581
Title: Tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline e os efeitos no suicídio: análise do filme “Garota Interrompida”
Other Titles: Treatment of Borderline Personality Disorder and the effects on suicide: analysis of the film “Girl Interrupted”
Tratamiento del Trastorno Límite de la Personalidad y los efectos sobre el suicidio: análisis de la película “Niña Interrumpida”
Authors: COSTA, Clesia Maria de Almeida
SANTOS, Larissa Vitoria Silva França
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
Keywords: Transtorno de Personalidade Borderline
Terapia comportamental dialética
Suicídio
Tratamento
Issue Date: 2023
Abstract: Resumo A análise de filmes dentro do ambiente acadêmico permite a ampliação do senso crítico e reflexivo, além de contribuir com interpretações e suposição diagnóstica. Este trabalho tem como objetivo examinar de forma crítica o filme “Garota interrompida”, pela ótica do Transtorno de Personalidade Borderline, a melhor evidência para o tratamento e seus possíveis efeitos no comportamento suicida. Optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo análise de filme e abordou-se o método de Mascarello para a análise de filme que consiste em oito passos: identificação da obra, identificação do autor do filme, apresentação da obra, descrição da estrutura, escrita sobre o conteúdo, análise. Houve a articulação do filme com a teoria para verificar a relevância do tratamento para borderline como forma de treinar as habilidades interpessoais, emoções, comportamento e efeitos para evitar o suicídio. Palavras-chave: Transtorno de Personalidade Borderline, Terapia Comportamental Dialética, suicídio, tratamento.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1581
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Clesia_Larissa.pdf546.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.