Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1620
Title: Incidência e desfechos clínicos em neonatos com inserção de Cateter central de inserção periférica: um estudo sobre o perfil e complicações associadas
Authors: TORRES, Danielly Geovanna Ferreira
SANTOS, Tuane Freire
VENTURA, Claudiane Maria Urbano
MENDONÇA, Cláudia Roberta Selfes de
Keywords: Cateterismo Periférico
Recém-Nascido
Recém-Nascido Prematuro
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Perfil de Saúde
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO A prematuridade neonatal ocorre quando um bebê nasce antes das 37 semanas de gestação, aumentando os riscos de complicações de saúde devido à imaturidade de órgãos e sistemas. Nesse contexto, o Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) desempenha um papel crucial. O PICC é um dispositivo inserido em veias periféricas, permitindo a administração segura de medicamentos, nutrientes e reduzindo a necessidade de punções frequentes. Especialmente em bebês prematuros, cujas veias são delicadas, o PICC minimiza o trauma, preserva a integridade vascular e facilita tratamentos prolongados, garantindo cuidados médicos eficazes e minimizando o desconforto para esses pacientes vulneráveis. Objetivo: Determina a incidência e Fatores condicionantes na pré-inscrição e inserção do cateter central de inserção periférica (CCIP) em recém-nascidos internados em uma unidade intensivista neonatal. Método: Trata-se de um estudo corte transversal, retrospectivo, de caráter descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, com amostragem composta por 750 neonatos submetidos a inserção de CCIP na Unidade Neonatal do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), no período de 2016 a 2019. A população do estudo será composta de todos os recém-nascidos submetidos ao procedimento de inserção do CCIP no período de 2016 a 2019 da Unidade Neonatal do IMIP. A coleta de dados ocorreu no mês de julho de 2021. A pesquisa foi fundamentada em um segundo trabalho com banco de dados já aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP (CEP-IMIP) (CAAE 48804721.2.0000.5201), pautando-se na resolução Nº 510/16. Resultados: Durante o período do estudo constatou-se um grande número de cateteres centrais de inserção periférica (PICCs) que foram inseridos nas referidas UTINs. Os resultados mostraram que a maioria dos recém-nascidos era do sexo masculino, com idade gestacional média de 33,1 semanas e peso médio de 1.699 gramas. As principais indicações para a inserção do PICC foram nutrição parenteral e administração de antibióticos. As complicações mais comuns foram infecções relacionadas ao cateter e obstrução de cateter. Conclusão: Foi evidenciado que a inserção do cateter central de inserção periférica (PICC) é um procedimento frequente em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) e é mais comumente indicada para a nutrição parenteral total (NPT). Além disso, o perfil dos são neonatos submetidos à inserção do PICC neste estudo indica que a maioria dos pacientes é muito pré-termo e apresenta baixo peso ao nascer, o que ressalta a importância do suporte nutricional adequado para esses pacientes.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1620
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Danielly Geovanna_Tuane Freire.pdf467.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.