Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1642
Title: Conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem acerca dos recém-nascidos ostomizados decorrentes da enterocolite necrosante
Authors: CAVALCANTI, Maria Eduarda Aurora Batista
FRIAS, Victória Lins Gomes
LUNA, Bárbara Evellen Muniz
ZAIDAN, Yasmim Lustosa
VENTURA, Claudiane Maria Urbano
Keywords: Cuidados de enfermagem
Enterocolite necrosante
Ostomia
Recém-nascido
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: A enterocolite necrosante é uma grave gastroenterite que acomete os recém-nascidos, principalmente prematuros, onde a depender do estadiamento podem ser ostomizados para fins terapêuticos. Diante da gravidade, precisam de internamento em UTI ou UCI neonatal para serem assistidos continuamente pela equipe de enfermagem, sendo necessário o conhecimento prático-teórico para garantir assistência segura e de qualidade. Objetivo: Avaliar o conhecimento, atitude e prática da equipe de enfermagem acerca dos recém-nascidos ostomizados decorrentes da enterocolite necrosante. Método: Trata-se de um estudo de coorte transversal, de caráter descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa, que será realizada na UTI Neonatal do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) no período de fevereiro de 2023 até novembro de 2023. A população de estudo será composta de todos enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na UTI/UCI neonatal do IMIP. Resultados: verificou-se quanto ao gênero prevalência feminina sendo 48 (100%) participantes. Constatou-se também o conhecimento, atitude e prática acerca da temática abordada adequado, visto que mais de 50% das questões foram respondidas corretamente. Discussão: Nos dados sociodemográficos, o gênero feminino prevaleceu ao compará-lo com diversos estudos. Em relação ao conhecimento e atitude, a maioria das assertivas foram respondidas corretamente, já o bloco prática houve mais oscilações nos resultados. Conclusão: Conclui-se que os pilares conhecimento, atitude e prática dos profissionais de Enfermagem acerca dos recém-nascidos ostomizados pela ENC é adequado, porém observa-se certa fragilidade, fazendo necessária a implementação teórico-prática de educação em saúde e ampliação nas pesquisas, devido à escassez de estudos em relação a temática. Palavras- chave (DeCs): Cuidados de Enfermagem; Enterocolite Necrosante; Ostomia; Recém-nascido; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1642
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TCC_maria eduarda_victoria lins.pdf195.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.