Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1643
Title: Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre infecção de sítio cirúrgico em um hospital escola em Recife-PE
Authors: ALVES, Bruna Maria Nunes
CAVALCANTI, Nathália Melo
SILVA, Rubiane Gouveia de Souza e
Keywords: Infecção do sitio cirúrgico
Perfil sociodemográfico
Enfermagem
IRAS
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), consiste em eventos adversos, tornando-se um grave problema para a saúde pública do país, podendo ser adquirido durante a internação ou após a alta. Entre as IRAS, evidenciam-se as infecções do sítio cirúrgico, como a principal complicação relacionada ao ato cirúrgico, podendo afetar, tecidos, órgãos ou cavidades durante a inserção. Objetivo: Descrever o conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do conhecimento da infecção do sítio cirúrgico em um hospital escola em Recife-PE. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa realizado no período de agosto a setembro de 2023 no IMIP. A coleta foi realizada de maneira presencial, com os profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na assistência nos respectivos setores: centro obstétrico, 4º CAM, 5º CAM, 6º CAM, ambulatório da mulher, bloco transplante, bloco oscar, ambulatório de cardiologia, e enfermaria cardiologia. Coletamos os dados através de aplicação de questionários impressos. Após obter todas as respostas, foram registrados no formulário eletrônico, através do Google Forms. Em seguida, houve a elaboração de uma planilha, com o objetivo de armazenar todas as informações, por meio do programa EXCEL, e através da mesma plataforma, elaborou-se gráficos e tabelas a fim de apresentar os resultados. Resultados: A coleta resultou em 131 respostas de profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nos setores selecionados. Analisamos que 24 (18%) pessoas, receberam treinamento sobre prevenção de ISC e 107 (82%) pessoas, não receberam o treinamento, referente aos últimos 6 meses. Conclusão: Com base nos resultados do estudo, ressalta-se que os enfermeiros precisam ser devidamente treinados e aptos a prestar uma assistência de qualidade, identificar os fatores de risco que provocam as infecções do sítio cirúrgico, ter conhecimento teórico sobre a ISC e como intervirem diante de uma situação. Palavras-chaves: Infecção do Sitio Cirúrgico; Perfil Sociodemográfico; Enfermagem; IRAS.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1643
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Bruna e Nathalia.pdf197.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.