Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1676
Title: Comparação do status vacinal para prevenção do papiloma vírus humano durante e após o período da pandemia do Covid-19 em crianças e adolescentes atendidos em hospital de referência de Pernambuco
Authors: LIMA, Micheline Mauricio de Carvalho
SILVA, Aissa Helena dos Santos
LINS, Eliane Mendes Germano
MONTENEGRO, Fernanda Maria Ulisses
Keywords: Imunização
Papilloma viridae
Infecções por Papilloma virus
Criança
Adolescente
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivos: Analisar a frequência da vacinação contra HPV e fatores associados de pacientes do Ambulatório de Pediatria do IMIP após o período da pandemia do COVID-19, comparado ao período pandêmico. Método: Estudo transversal realizado com 90 pacientes entre 9 e 18 anos do Ambulatório de Pediatria do IMIP após o período da pandemia do COVID-19. Os dados foram coletados através de entrevista, armazenados no Formulários Google, organizados em tabelas de frequência 2x2. Solicitou-se assinatura do TCLE e TALE. Resultados: Constatou-se que 83.3% tinham entre 9 e 14 anos, sem predominância entre os sexos. 51.1% do interior e outros estados. 37.8% eram católicos e 64.4% das genitoras tinham escolaridade de até 9 anos com 62.2% vivendo com até um salário mínimo. 54.4% tinham auxílio social. 53.4% apresentaram esquema completo, e dos 46.7% com esquema incompleto, 51.1% justificaram desinformação relacionada à vacina/vírus. Comparado com estudo anterior, apresentou-se diminuição de 9.4% no esquema completo ou dentro do prazo. Conclusão: A maior porcentagem dos participantes apresentaram esquema dentro do esperado para a idade em ambos os estudos, havendo diminuição pós pandemia. A principal justificativa para a não vacinação foi a desinformação, sugerindo necessidade de campanhas em prol de uma taxa de adesão satisfatória. Palavras-chaves: Imunização. Papilloma viridae. Infecções por Papilloma virus. Criança. Adolescente.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1676
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COMPARACAO.STATUS.VACINAL.HPV.ARTIGO.FINAL.pdf329.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.