Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1678
Title: Revisão de escopo: intervenções realizadas em empresas para garantir a sala de apoio à amamentação (Garantia do cumprimento da Portaria N° 193 de 23/02/2010)
Other Titles: Scope review: interventions carried out in companies to guarantee breastfeeding support room (Ensuring compliance with Ordinance NO. 193 of 02/23/2010)
Authors: MOURA, Maria Gabryella da Hora
PEDROSA, Bruna Lippo
NELSON, Claudia Bem Leite
SILVA, Elisangela Cristiane Barbosa da
LOURENÇO, Letícia Góes de Carvalho
MELO, Lorena Ferreira
ESTRELLA, Rafaela Caminha de Souza
GUERRA, Cândida Augusta Rebêlo de Moraes
Keywords: Aleitamento materno
Mulher trabalhadora
Sala de amamentação
Sala de apoio à amamentação
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: Com o ingresso da mulher no mercado de trabalho, houve mudanças na configuração da sociedade que impactaram diretamente o aleitamento materno, tornando-o desfavorável após o retorno laboral. Em vista disso, em 2010, foi anunciada uma estratégia por meio de uma nota técnica da Anvisa com o Ministério da Saúde: a Sala de Apoio à Amamentação em empresas. Estudos recentes apontam que 100% das empresas captadas não possuem salas de apoio à amamentação e apenas 45% dessas tinham algum lugar disponível caso fosse necessário. Por existir uma grande lacuna científica na literatura a respeito destas salas, este estudo se propõe a realizar uma revisão de escopo sobre as intervenções realizadas em empresas públicas e privadas para garantir a implementação dessa sala. Método: revisão de escopo nas bases de dados BVS, ANVISA, LILACS, Scielo através das palavras chaves até agosto de 2023. Resultados e discussão: Após a análise bibliográfica, 10 estudos foram incluídos nesta revisão, representando 100% dos artigos referentes à amamentação, destes, somente 6 (60%) tinham relação com o tema, pois abordavam sobre as dificuldades de implementar a sala de amamentação nas instituições. Conclusão: Esta revisão evidencia que não há obstáculos na conciliação das responsabilidades maternas, desde que haja um suporte adequado. Palavras-chave: Aleitamento Materno, Mulher Trabalhadora, Sala de Amamentação, Sala de apoio à amamentação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1678
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REVISÃO DE ESCOPO INTERVENÇÕES REALIZADAS EM EMPRESAS PARA G (1).pdf317.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.