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dc.contributor.authorSILVA, Joanna Maria Oliveira da-
dc.contributor.authorFONTE, Fernanda Gouveia da-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Maria Luiza dos Santos-
dc.contributor.authorPAES, Rosângela Vieira Dornelas Câmara-
dc.date.accessioned2023-12-27T18:35:29Z-
dc.date.available2023-12-27T18:35:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1735-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito para obtenção do Bacharel em Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO INTRODUÇÃO: Este referente estudo mostra que os Transtornos Alimentares (TAs) são condições psicológicas complexas e graves que afetam a relação de uma pessoa com a alimentação e o seu próprio corpo. Tendo um foco especial para com os TAs que são prevalentes entre atletas de alto rendimento já que os mesmos são frequentemente submetidos a rigorosas demandas de treinamento, competições intensas e expectativas de conquistar vitórias, muitas vezes enfrentam pressões significativas para manter um desempenho excepcional e uma aparência física específica. Essas pressões podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Alguns atletas podem recorrer a dietas restritivas, controle excessivo de calorias e comportamentos disfuncionais relacionados à alimentação como forma de atender a essas expectativas. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem desempenhado um papel crucial no segmento dos transtornos alimentares. Visto que a psicoeducação é uma estratégia utilizada na TCC testada e aprovadas para diversas questões e age a partir da ideia de que quanto mais informada está uma pessoa sobre sua condição de saúde física e mental, sobre seu funcionamento (cognitivo, emocional e comportamental) e sobre a forma como pode ser conduzido seu tratamento, mas ela estará pronta para participar ativamente do processo de mudança. OBJETIVO: Visando isso, foi desenvolvido uma cartilha psicoeducacional como abordagem para a prevenção de transtornos alimentares em atletas de alto rendimento e seus impactos, descrevendo os seus efeitos adversos dos comportamentos alimentares disfuncionais/TAs sobre o desempenho físico e saúde dos atletas, o que fornece um conteúdo informativo e acessível aos pais, responsáveis e a comissão técnica, apresentando recursos e técnicas psicológicas, a fim de auxiliar e promover a conscientização e compreensão dos transtornos alimentares e o impacto entre os atletas, além de incentivar a busca por apoio profissional. MÉTODO: A cartilha psicoeducativa produzida neste trabalho é acompanhada pela disponibilidade de conteúdos científicos em plataformas como o Google Acadêmico, a APA, SciELO, entre outros. O seu planejamento e o designer do produto são executados por meio das ferramentas disponíveis na plataforma digital CANVA, tendo seu desenvolvimento na consistência da produção de um produto técnico-educacional. Além de ser construída com base em um modelo de desenho instrucional, composto por cinco etapas segundo o método ADDIE, onde se trata de uma abreviatura das palavras em inglês de: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. O método é dividido em duas fases, a primeira delas referente à 4 concepção do que se pretende desenvolver, que envolve: 1. A análise das necessidades que precisam ser solucionadas; 2. O desenho do produto representando a solução do problema; 3. E o desenvolvimento deste produto. A segunda fase do método ADDIE diz respeito à implementação e à avaliação do que foi desenvolvido. RESULTADO E DISCUSSÃO: Entende-se que os atletas de alto rendimento compõem um grupo de risco para os TAs e da importância imprescindível da psicoeducação e principalmente do acesso a informações adequadas sobre Transtornos Alimentares (TAs), fatores de risco e a busca profissional especializada. CONCLUSÃO: Por fim, vale acreditar que todo este trabalho desempenhou um papel fundamental na promoção da saúde mental e física dos atletas de alto rendimento, contribuindo assim na propagação de informações e na conscientização de atletas, treinadores, profissionais da saúde e demais envolvidos no contexto esportivo sobre a importância de reconhecer os sinais precoces e os principais transtornos alimentares (TAs) encontrados nesta área, enfatizando a promoção da prevenção e buscando o tratamento adequado. PALAVRAS-CHAVE: Transtorno Alimentar; Atletas; Alto Rendimento; Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa; Compulsão Alimentar Periódica; Ansiedade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno alimentarpt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectAlto rendimentopt_BR
dc.subjectAnorexia nervosapt_BR
dc.subjectBulimia nervosapt_BR
dc.subjectCompulsão alimentar periódicapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleTranstornos alimentares em atletas de alto rendimento: uma cartilha psicoeducativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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