Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1744
Title: Uma abordagem do cuidado interprofissional sobre a garantia do acesso à assistência à saúde da população LGBTQIAPN+ em ambulatórios LGBT das cidades de Jaboatão, Olinda e Recife
Authors: RODRIGUES, Monaliza Freire
SILVA, Letícia Aparecida de Souza
AGUIAR, Bárbara Gomes Fernandes de
SANTIAGO, Edna de Farias
SILVA, Francisco Gonzaga da
SILVA, Rodrigo de Oliveira
FARIAS, Andresa Guimarães
NASCIMENTO, Diego Filipe Ramalho do
SANTOS, Mônica Maria Henrique dos
Keywords: Pessoas LGBT
Relações interprofissionais
Atenção primária à saúde
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Cenário: A atividade interprofissional contribui para resultados positivos para o paciente, a interconexão profissional promove completude na assistência ao indivíduo. A Política LGBTQIAPN+ busca promover a saúde integral da comunidade, eliminando a discriminação e o preconceito institucional através de atuações interprofissionais contribuindo na redução das desigualdades e consolidação dos princípios doutrinários do SUS. O estudo foi desenvolvido nos ambulatórios LGBT das cidades de Jaboatão, Olinda e Recife, dando subsídios para adoção de medidas de educação em saúde direcionadas à melhoria do cuidado. Objetivos: Avaliar e identificar as melhores práticas nas equipes de assistência à comunidade LGBTQIAPN+, quanto aos desenvolvimentos interprofissionais. Método: Estudo avaliativo com abordagem quali-quantitativa, com dados adquiridos através de questionário adaptado da Escala de Prontidão para Aprendizagem Interprofissional (RIPLS), seguindo escala psicométrica para avaliar o conhecimento e a aptidão do profissional em exercer o interprofissionalismo. Resultados: Dos 28 profissionais, 82% responderam os formulários. Na Escala RIPLS, 96% declararam nunca terem respondido o formulário anteriormente, enquanto 4% sim. Na percepção dos participantes sobre as práticas do cuidado, quanto aos profissionais de nível superior, nos Fatores 1 e 3 enquadraram-se na Zona de Conforto, enquanto no Fator 2 na Zona de Alerta. Os de nível técnico, para o Fator 3, estão na Zona de Conforto e no Fator 2 na Zona de Alerta. 73% dos profissionais de nível superior tiveram alguma experiência com a interprofissionalidade, embora incipiente. Conclusão: A prática interprofissional, ainda está no início de seu desenvolvimento; tendo como desafio inicial a “formação do profissional”. Palavras-chaves: Pessoas LGBT; Relações Interprofissionais; Atenção Primária à Saúde.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1744
Appears in Collections:Farmácia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.