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dc.contributor.authorFERREIRA, Évelin Thamires de Souza-
dc.contributor.authorLIMA, Evelim Paloma Figueira de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Raissa Costa de-
dc.date.accessioned2018-06-21T17:51:20Z-
dc.date.available2018-06-21T17:51:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/177-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora da Faculdade Pernambucana de Saúde, como parte dos requisitos para obtenção do grau de bacharel em enfermagem. Orientadora: Tatiana Cristina Montenegro Ferreira Coorientadora: Marcela de Araújo Cavalcanti Macielpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), fundamenta-se na construção do conhecimento em pequenos grupos de estudantes, através da resolução de casos/problemas, promovendo uma aprendizagem centrada no aluno estimulando a autonomia, criatividade e ativação dos conhecimentos prévios do estudante. Desta forma auxilia o estudante no conhecimento do conteúdo como também fortalecer a sua habilidade de resolver problemas e envolvê-lo no aprendizado. O instrumento utilizado para avaliar os casos em ABP é de extrema importância para denotar a qualidade metodológica do estudo, garantindo assim, a fidedignidade do processo de avaliação, como critério de boa qualidade do instrumento no que se refere às evidências de validade e à confiabilidade. Objetivo: Verificar a confiabilidade do instrumento “questionnarie to avaliation of the PBL problems” na língua portuguesa, sob a visão de estudantes de enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Método: Estudo Metodológico, descritivo e quantitativo de verificação da confiabilidade. O instrumento foi aplicado aos estudantes do curso de graduação em Enfermagem do 2º ao 6º período da Faculdade Pernambucana de Saúde, após o grupo tutorial. Tendo-se como amostra 111 estudantes. Para análise dos dados foi realizado média e desvio padrão das respostas dos estudantes quanto a clareza do instrumento e calculado alfa de Conbrach. Todos os testes foram aplicados com 95% de confiança. Resultados: Os resultados estão apresentados em forma de tabelas. Quanto a consistência interna, o alfa de Cronbach variou entre 0,73 á 0,81. Revelando resultados significativos pois os itens apresentam-se de forma clara. Conclusão: O instrumento é considerado confiável e deve ser utilizado para analisar a qualidade dos casos/problemas apresentados no método ABP.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleConfiabilidade de um instrumento de avaliação da qualidade dos casos / problemas em ABP sob a visão dos estudantes do curso de enfermagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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