Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1786
Title: Influência do local de origem sobre o tratamento ortodôntico de pacientes com fissura labiopalatina de um centro de referência em anomalias craniofaciais em período pandêmico
Authors: LIMA, Nayara Evelin Gomes Silva de
MONTEIRO, Maria Eduarda Carvalho
SILVA, Erica Alves da
VERAS, Samuel Rodrigo de Andrade
FIGUEIRA, Manoela Almeida Santos da
Keywords: COVID-19
Ortodontia
Fissura palatina
Fenda labial
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO: Objetivo: Avaliar a influência do local de origem sobre o tratamento ortodôntico de pacientes com fissura de um centro de referência em anomalias craniofaciais em período pandêmico. Métodos: Tratou-se de estudo observacional, quantitativo, descritivo e transversal utilizando dados secundários anonimizados de pacientes em tratamento ortodôntico do CADEFI no período de 2019 a 2021. Foram consideradas variáveis sociodemográficas, clínicas, de tratamento ortodôntico e acesso. Criou-se a variável “cidade de origem em km” a partir da variável “procedência” para fins de análise. A análise de dados foi realizada utilizando os Softwares SPSS 25.0 e Excel. Empregou-se testes de Kolmogorov-Smirnov para as quantitativas, teste de Mann-Whitney e teste de Spearman's, além da criação de cenário geográfico utilizando Power BI. Resultados: A amostra compreendeu 173 participantes, sendo a maioria do gênero feminino (N=90 , 52%) e oriundos de Recife-PE (N= 62, 37,2%). A fissura predominante foi lábiopalatina unilateral (N=68, 39,3%) e a média de idade foi 20,9 anos (D.P. 8,84). A média do número de consultas foi menor em 2020. A maior dificuldade de acesso foi em 2020, sendo o motivo a marcação. No ano de 2019, a distância, refletiu no acesso ao serviço, enquanto nos outros anos não houve diferença significativa. Conclusão: O local de origem não representou fator relevante quanto à dificuldade de acesso em 2020, no entanto a distância entre a residência e o centro de referência foi significativa em 2019 com relação ao acesso ao serviço. Palavras-chave: COVID-19, Ortodontia, Fissura Palatina, Fenda Labial.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1786
Appears in Collections:Odontologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.