Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/180
Title: Conhecimento prático dos enfermeiros das utis neonatal e pediátrica sobre o preparo e administração de medicamentos em um hospital de referência da cidade do Recife-PE
Authors: AQUINO, Cinthia Raquel Vasconcelos de
FARIAS, Jéssica Priscila Pereira de Carvalho
MONTEIRO, Mariana Magalhães
MACHADO, Simone Pires Cavalcanti
Keywords: Conhecimento
Prática
Medicamentos
Enfermagem
Erros
Issue Date: 2016
Abstract: Objetivo: Verificar o conhecimento prático dos enfermeiros nas UTIs neonatal e pediátrica sobre o preparo e administração de medicamentos em um Hospital de Referência. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Foram incluídos no estudo 27 enfermeiros segundo os critérios elegibilidade. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário sobre conhecimento prático dos enfermeiros nos processos de preparo e administração de medicamentos, autoaplicável, constituído por VI seções com perguntas fechadas e abertas, dicotômicas e/ou policotômicas. Os dados foram analisados com o Software SPSS 13.0 e o Excel 2010. Resultados: A população pretendida foi de 27 enfermeiros, 5 foram recusa, totalizando 22 enfermeiros estudados. Quanto ao conhecimento sobre preparo e administração de medicamentos, 27,3% tem apenas conhecimento regular sobre o tema. Em relação às condutas aplicadas aos profissionais frente ao erro de medicação, 27,3% ainda apoiam a punição desde grau leve a severo como a melhor alternativa. Conclusões: Apesar das dificuldades encontradas, foi possível visualizar no estudo os fatores que interferem no processo de preparação e administração de medicação, bem como medidas preventivas e educativas.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade Pernambucana de Saúde, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharelado em Enfermagem.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/180
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.