Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2024
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMELO, Manuela Guedes Cavalcanti de-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Sandra Hipólito-
dc.contributor.authorSELFES, Cláudia Roberta-
dc.date.accessioned2025-07-21T12:33:00Z-
dc.date.available2025-07-21T12:33:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2024-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição do ensino de LIBRAS n a formação inclusiva de acadêmicos dos cursos de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Método: Trata-se de uma pesquisa de corte transversal, de abordagem quantitativa, conduzida com dados secundários de um estudo realizado em 2021, in titulado "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COM METODOLOGIA ATIVA". A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS (CAAE: 48765421.8.0000.52201), em conformidade com a Resolução Nº 510/16. Participaram do estudo 141 acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina que cursaram a disciplina de Libras. Resultados: Dos participantes, 74% eram mulheres, e a maioria destacou os benefícios da Libras n o atendimento aos pacientes surdos. Além disso, 88,65% dos respondentes consideraram o aprimoramento das capacidades cognitivas, afetivas e de comunicação como a competência mais desenvolvida. Observou-se também que a disciplina foi bem avaliada, especialmente por estudantes dos períodos iniciais. Conclusão: O estudo evidenciou a relevância da capacitação em Libras para a comunicação inclusiva entre profissionais de saúde e usuários. Foram identificadas habilidades e competências adquiridas com o ensino da língua de sinais, bem como desafios enfrentados durante o aprendizado. Ressalta-se que, até os dias atuais, a disciplina permanece essencial n a formação dos acadêmicos da FPS.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLínguas de sinaispt_BR
dc.subjectAcesso aos serviços de saúdept_BR
dc.titleFormação inclusiva dos acadêmicos de saúde de uma faculdade com metodologia baseada em evidência ativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 Tcc libras manu-1.pdf181.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.