Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/27
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | GOMES, Eduardo Henrique Pereira e Sá | - |
dc.contributor.author | SILVA, Manassés Mariano da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T18:33:45Z | - |
dc.date.available | 2017-07-31T18:33:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/27 | - |
dc.description | Pesquisa desenvolvida para conclusão da graduação em Enfermagem. Orientadora: Liana Chaves Alves Co-orientadora: Reneide Muniz | pt_BR |
dc.description.abstract | A constituição federal brasileira legitima à população a assistência à saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS, representado na Lei 8080 de 1990, assegura a saúde como um direito de todos e dever do estado, mediante políticas sociais e econômicas. A atenção primária, nível de assistência à saúde que lida diretamente com os problemas mais comuns e menos definidos da população, surge como ordenador do sistema, com potencial de resolução de 80% dos problemas apresentados pelos usuários. Priorizando a formação para o SUS, Na perspectiva do Ensino em Saúde/SUS, as novas DCN dos cursos de graduação em saúde afirmam que a formação do profissional desta área deve contemplar o sistema de saúde vigente no país, além da inserção precoce nos cenários de prática. Objetivo: Compreender a percepção do estudante de enfermagem, concluintes do primeiro período do curso, quanto à inserção na prática supervisionada em Atenção Primaria à Saúde. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário e uma entrevista, seguindo um roteiro previamente elaborado. Os estudantes foram entrevistados somente após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados obtidos foram agrupados em uma planilha do programa Microsoft EXCEL 2010, e as respostas das entrevistas foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e discussão: Podemos analisar e identificar através dos questionários e entrevistas informações sócio-demograficas como sexo, idade, estado civil, escolaridade, quantos desenvolvem atividade remunerada, o percentual de moradores da região metropolitana, estudantes oriundos do ensino publico, privado e misto, assim também como informações especificas do projeto adquirido através de uma entrevista que nos mostraram a percepção do estudante quanto ao método da faculdade, a inserção precoce a pratica, a visão do sistema politico que rege a ESF e a opinião quanto a recepção dos Enfermeiros preceptores e de toda a equipe que compõe a atenção primária. Conclusão: Na percepção dos estudantes, a Faculdade Pernambucana de Saúde, possui um grande diferencial por sua metodologia, que traz como base a Aprendizagem Baseada em Problemas, que incentiva o estudante a ir atrás de seu próprio conhecimento, tendo assim autonomia frente aos estudos. Ainda em suas colocações apontam a inserção precoce a pratica na ESF (Estratégia de Saúde da Família), como de grande importância, trazendo um grande diferencial curricular, tendo em vista a grande vivencia na pratica oportunizada pela instituição | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem, | pt_BR |
dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
dc.title | Percepção dos estudantes de enfermagem sobre a inserção precoce na prática supervisionada em atenção primária à saúde, em uma faculdade do Recife | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Appears in Collections: | Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A INSERÇÃO PRECOCE NA PRÁTICA SUPERVISIONADA EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EM UMA FACULDADE DO RECIFE | 751.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.