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dc.contributor.authorRAMOS, Eliane Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-11-08T15:54:32Z-
dc.date.available2019-11-08T15:54:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/417-
dc.descriptionOrientadora: Luciana M. Andretopt_BR
dc.description.abstractO IBGE revela a necessidade do desenvolvimento de estratégias e programas que assegurem a comunicação entre os profissionais enfermeiros e portadores de deficiência auditiva (DA), em que, ao procurarem os serviços de saúde, estes se deparam com situações que interferem no atendimento prestando. Objetivo: Verificar a opinião dos graduados de enfermagem em relação à inclusão da língua brasileira de sinais no curriculum profissional. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, tipo exploratório, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde, com os graduandos do sétimo período de enfermagem. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, sendo entrevistado no mês de maio de 2018. Após a coleta, os dados foram organizados no Microsoft Excel e apresentado em forma de depoimento, vale salientar que este estudo foi aprovado pelo CEP 84885318.3.0000.5289, respeitando a resolução 510/2016 do CNS. Resultado e Discussão: Em relação ao conhecimento de libras os 15 estudantes demonstraram obter conhecimento sobre Libras, para ajudá-lo na comunicação com os pacientes portadores de DA, tendo esta mesma quantidade afirmativa para a importância de Libras no curso de enfermagem. Considerações: O processo de mudança na formação do profissional de saúde ainda precisa ser acompanhado e avaliado, portanto sugere-se investigar a percepção dos estudantes (surdos ou não) sobre a discussão da inclusão social das pessoas e da cultura dos surdos. E a realização de outros estudos na área, objetivando avaliar a qualidade da oferta do componente Libras, para tornar efetiva e eficiente a contribuição desse novo e importante conhecimento para os profissionais de saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipThe IBGE data reveals the need for the development of strategies and programmes to ensure the communication between the professional nurses and patients with hearing disabilities (DA), in which, to seek health services, they are faced with situations that interfere with providing care. Objective: to verify the opinions of nursing students in relation to the inclusion of brazilian sign language on your training. Methods: qualitative research, descriptive, exploratory type, will be held at the Pernambuco health College with students from the seventh period of nursing. The data were collected in university students, regularly enrolled in nursing course. Were used as data collection instrument a questionnaire with open and closed questions, being interviewed in may 2018. After collection, the data were organized in microsoft excel and introducing in evidence, it is worth pointing out that this study was approved by the CEP 84885318.3.0000.5289, respecting the resolution 510/2016 of the CNS. Results and Discussion: In relation to the knowledge of the 15 pounds students demonstrated to obtain knowledge about Pounds, to assist him in communicating with patients with, having this same amount the affirmative for the importance of Pounds in nursing course. Considerations: the process of change in the training of the health professional needs to be monitored and evaluated, so suggested investigating the perceptions of students (deaf or not) about the discussion of the social inclusion of people and culture of the deaf. And other studies in the area, in order to assess the quality of the offer of £ component, to make effective and efficient contribution of this new and important knowledge to health professionals.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectPercepção auditivapt_BR
dc.titleLíngua brasileira de sinais (libras) na formação dos enfermeirospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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