Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/46
Title: Assistência pré-natal ofertada às mães das crianças residentes em aglomerado urbano subnormal (favela) de Recife, Pernambuco
Authors: LIMA, Larissa Beatriz Souza
ALVES, Luana Clara de Souza
LIMA, MayraMicherlla de Morais
CAMINHA, Maria de Fátima Costa
SILVA, Suzana Lins da Silva
Keywords: Pré-natal
Atenção qualificada
Assistência pré-natal
Comunidade
Issue Date: 2017
Abstract: Objetivo: Descrever a assistência pré-natal ofertada às mães das crianças residentes em um aglomerado urbano subnormal (favela) do Recife, nordeste do Brasil. Método: Estudo de base populacional, observacional, de corte transversal, utilizando-se de dados extraídos de informações do banco de dados da pesquisa “Desenvolvimento infantil em um aglomerado urbano subnormal (favela) do Recife, PE”. Foram incluídas todas as crianças de zero a três anos de idade e suas mães disponíveis no banco de dados. Foi construído um arquivo ad hoc incluindo as variáveis sociodemográficas, obstétricas maternas e procedimentos e orientações ofertadas no pré-natal às mães. Para fins descritivos, foram calculados valores absolutos e relativos da amostra, suas características e distribuições das variáveis de interesse seletivo da pesquisa. Resultados: Predominou a idade de 20 a 35 anos (74,2%), classe social C1, C2 ou DE residindo em casa de alvenaria ou apartamento (79,8%). A consulta pré-natal foi realizada por 92,7% das mães sendo 59,2% acompanhadas por enfermeiro, 71,6% iniciou no primeiro trimestre de gestação e 81,6% realizou 6 ou mais consultas, 100% realizaram aferição de pressão arterial, 99,6% foi verificado o peso, 93,4% foi avaliado a estatura, e 99,6% foi auscultado o batimento cardiofetal, 81,3% da amostra recebeu estimulo ao parto normal, e 71,7% foram instruídas o estimulo a criança intraútero e 93,8% receberam recomendações para o aleitamento materno. Conclusão: a assistência pré-natal vem melhorando também em uma comunidade carente.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS, como pré-requisito para obtenção de título de graduação em enfermagem. Orientadoras: Maria de Fátima Costa Caminha e Suzana Lins da Silva.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/46
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf456.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.