Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/49
Title: Avaliação da atenção ao parto normal de baixo risco em uma maternidade escola e de referêcia da cidade do Recife, Pernambuco
Authors: SILVA, Wylma Karlla Melo da
CAVALCANTE, Raquel Diniz Sales
ALMEIDA, Renata Tenório de
Keywords: Parto normal
Trabalho de parto
Medicina baseada em evidências
Issue Date: Oct-2017
Abstract: Objetivos: Avaliar a atenção ao parto normal de baixo risco em uma maternidade escola da cidade do Recife. Métodos: Estudo corte transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, abordando o perfil sócio demográfico e obstétrico, e ações realizadas na assistência ao parto normal de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Resultados: Participaram do estudo 180 puérperas, a maioria adultas jovens (70%), com gestação á termo (96%) e realizaram mais de 6 consultas de pré-natal (68,3%). Dentre as boas práticas utilizadas, as mais prevalentes foram, a oferta de líquido por via oral durante o TP e parto (87,2%), respeito à privacidade (96,7%), liberdade de posição (96,1%), contato pele a pele com o bebê (96,7%) e amamentação na 1º hora de vida (65,6%). Porém, o incentivo ao puxo dirigido ainda foi identificado em 66,1%. Conclusões: Observa-se uma tendência a incorporação das boas práticas segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Description: Artigo apresentado na XII Jornada de Iniciação Científica do IMIP como um dos requisitos para finalização do programa de iniciação científica IMIP/CNPq e trabalho de conclusão de curso da graduação em Enfermagem da FPS. Orientador: Prof.ª Maria de Fátima Costa Caminha. Coorientador: Prof.ª Cinthia Martins Menino Diniz.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/49
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wylma Karlla Melo da Silva_ENFERMAGEM.pdf534.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.