Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.date.accessioned2019-12-18T17:04:23Z-
dc.date.available2019-12-18T17:04:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/589-
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo problematizar a compreensão dos estudantes dos cursos de saúde sobre a produção das identidades de gênero. Para realizar essa investigação entrevistas narrativas foram conduzidas com estudantes 6 estudantes, cursando períodos variados, de uma instituição de ensino superior privada da cidade do Recife. As produções narrativas foram áudio-gravadas, com a permissão dos participantes, e posteriormente transcritas na íntegra para fins de análise. A análise dos dados ocorreu à luz da Análise do Discurso Foucaultiana a partir da qual foram destacados principais pontos relevantes para o estudo: noções acerca de masculino e feminino; concepções acerca da produção das identidades de gênero; e as posturas e posicionamentos dos estudantes frentes á temática. Diante dos posicionamentos e posturas apresentados na análise foi possível perceber o quanto o debate da temática ainda é escasso, e quando abordada, de modo superficial. Sendo assim, podemos concluir que a pesquisa foi importante por proporcionar, por meio das entrevistas momentos de reflexões e questionamentos. Por fim, esses achados parecem mostrar a necessidade e a importância de aprofundar estudos e pesquisas que problematizem a concepções dos estudantes universitários sobre a produção das identidades de gênero. Através desse estudo, foi possível perceber que ainda existem poucos debates sobre a temática e a inserção da mesma ainda fica a desejar pelos estudantes que podem trazer formas menos preconceituosas e mais éticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipThis article aimed to discuss the understanding of students of health courses on the production of gender identities. To carry out this investigation narrative interviews were conducted with students 6 students, attending various periods, from a private higher education institution in the city of Recife. The narrative productions were audio-recorded, with the permission of the participants, and later transcribed in full for analysis purposes. Data analysis took place in the light of Foucaultian Discourse Analysis, from which the main points relevant to the study were highlighted: notions about male and female; conceptions about the production of gender identities; and the students' postures and positions regarding the theme. Given the positions and postures presented in the analysis it was possible to see how scarce the debate of the theme is, and when approached, in a superficial way. Thus, we can conclude that the research was important for providing, through interviews, moments of reflection and questioning. Finally, these findings seem to show the need and importance of deepening studies and research that problematize the conceptions of university students about the production of gender identities. Through this study, it was possible to realize that there are still few debates on the subject and the insertion of it is still to be desired by students who can bring less prejudiced and more ethical forms.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.titleQuestões de gêneropt_BR
dc.title.alternativeum estudo qualitativo acerca das noções e posturas de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de conclusão de curso (TCC).pdf928.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.