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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Andressa Michelle Marques-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Bruna dos Santos-
dc.date.accessioned2020-01-10T11:22:24Z-
dc.date.available2020-01-10T11:22:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/623-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca de avaliação como pré-requisito para Conclusão de Curso da Graduação em Psicologia. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Isabelle Diniz Cerqueira Leitept_BR
dc.description.abstractCenário: O Desenvolvimento Infantil é um período em que há alterações nos processos biológicos, cognitivos e socioemocionais. O lúdico tem um papel importante, tornando a criança capaz de formar conceitos, conhecimentos, aprender e se integrar no mundo. Objetivo: compreender a atuação do psicólogo escolar na educação infantil durante o desenvolvimento utilizando a dimensão lúdica como facilitadora. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada nas bases de dados SciELO (scielo.org) e Google Acadêmico (scholar.google.com.br), a partir das palavras-chaves: desenvolvimento infantil, lúdico, psicologia escolar. Os critérios de inclusão foram: artigos completos, publicados entre 2009 e 2019, no idioma português. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão, artigos que não tivessem origem na psicologia ou na educação. 166 artigos foram inicialmente selecionados, restando apenas 6 artigos para a análise. Resultados e Discussão: Os artigos analisados destacam que o método lúdico, em suas diversas formas, são fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e psicomotor na infância. Além disso, se utilizados como método pedagógico, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras podem ser de grande contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criança a buscar cada vez mais o conhecimento. Isso está de acordo com a Teoria Sociocognitiva de Bandura que aponta o lúdico nas atividades pedagógicas, potencializando fatores sociais, cognitivos e comportamentais do desenvolvimento. Embora a utilização de métodos lúdicos por Psicólogos Escolares esteja sendo cada vez mais utilizada, nesta revisão foram encontradas poucas referências bibliográficas que tratassem do uso dessas atividades. Conclusão: aponta-se a necessidade do desenvolvimento de estudos que demonstrem a importância do uso por Psicólogos Escolares da dimensão lúdica para potencializar o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPsicólogo escolarpt_BR
dc.titleA atuação do psicólogo escolar sobre o desenvolvimento infantil a partir do lúdicopt_BR
dc.title.alternativeuma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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