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dc.contributor.authorALEIXO, Jade Gaião da Costa-
dc.contributor.authorPESSOA, Lucas Glasner-
dc.date.accessioned2020-02-06T12:34:20Z-
dc.date.available2020-02-06T12:34:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/644-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Isabelle Diniz Cerqueira Leitept_BR
dc.description.abstractCENÁRIO: O presente estudo parte da perspectiva psicossocial do desenvolvimento de Erik Erikson, buscando entender a adolescência e destacando, principalmente, o papel da construção da identidade do adolescente e suas repercussões nesse ciclo da vida; considera também a teoria ecológica de Urie Bronfenbrenner por focar primariamente os contextos sociais do indivíduo e os sistemas que o influenciam, levando em conta os sistemas ambientais – que vão das interações mais próximas ao indivíduo à influências culturais recebidas por ele. OBJETIVO: A pesquisa teve como objetivo identificar quais as influências no processo de escolha profissional de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. MÉTODO: Consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa realizada com 10 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição de ensino privada na cidade do Recife no período de janeiro a maio de 2019 por meio de entrevistas individuais semi-estruturada, sendo os dados analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo Temática de Laurence Bardin (2000). Foram contempladas as normas da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em todas as etapas da pesquisa. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No processo de escolha profissional, foram identificados 5 principais aspectos de significativa importância para o estudante: a escolha pessoal, a família, a escola, os pares, e o 1º ano no Ensino Médio. Quanto à escolha pessoal há um investimento por parte da maioria dos jovens em buscar possibilidades diversas e alguns já fazem escolhas mais seguras, baseadas, praticamente, em consultas através da internet e pela afinidade com a área. Os contextos bioecológicos em que eles estão inseridos (família, escola) se apresentam como gatilhos para uma ou outra escolha. Isso provoca uma dicotomia no adolescente que acaba se somando com a atual crise de identidade por ele vivida, ou o leva a seguir a escolha indicada por terceiros. Ainda nesse processo, a tecnologia fornece informações que o ajudam e que, certas vezes, se torna o primeiro instrumento a ser consultado, logo após a indicação familiar. Os pares aparecem como a menor influência na escolha profissional do adolescente, enquanto que a transição para o primeiro ano desperta sentimentos conflitantes, ansiedade e pressão pela realização iminente do vestibular.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleO primeiro ano no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeadolescência e escolha profissionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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