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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Miriam Cristina Monteiro Silva de-
dc.date.accessioned2020-02-12T12:19:22Z-
dc.date.available2020-02-12T12:19:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/659-
dc.descriptionPesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Isabelle Diniz Cerqueira Leitept_BR
dc.description.abstractCENÁRIO: São muitas as discussões acerca do trabalho do psicólogo escolar, novos paradigmas, atribuições e modelos de práticas. Os novos contextos e realidades emergentes trazem conflitos que tem cada vez mais demandado a atuação do psicólogo nas escolas. Para atender a essas novas demandas é necessário saber como a atuação do psicólogo escolar está sendo compreendida pela equipe com a qual trabalha, para então fornecer indícios que possibilitem redimensionar sua prática profissional. OBJETIVO: Compreender, a partir da abordagem bioecológica, o papel do psicólogo escolar segundo a perspectiva de professores da educação infantil e ensino fundamental. MÉTODO: Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas, com 10 professoras (05 do Ensino Fundamental e 05 da Educação Infantil) de uma escola particular de médio porte na cidade de Recife no período de junho a dezembro de 2018. Os dados foram analisados de acordo com a Técnica de Análise de Conteúdo Temática (MINAYO, 2013), e as Normas da Resolução 510/16 foram contempladas em todas as etapas da pesquisa. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram identificadas três categorias (atividades frequentes do psicólogo, papel do psicólogo, e concepções sobre o psicólogo) que revelaram o reconhecimento da postura ativa do psicólogo, considerado um profissional com olhar diferenciado e que tem uma atuação voltada não apenas ao aluno, mas também à sua família e aos professores, possibilitando um espaço constante de trocas e parcerias. A abordagem Bioecológica revelou que a transição ecológica e os processos proximais tem papel fundamental na compreensão da atuação do psicólogo escolar. CONCLUSÃO: Os resultados da pesquisa apontam que a compreensão do papel do psicólogo, por parte das professoras, está de acordo com o novo modelo de atuação esperada desse profissional – a prática preventiva e relacional – em detrimento da atuação segundo o antigo paradigma (baseado em práticas clínicas, excludentes e remediativas).pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectAtuação do psicólogopt_BR
dc.subjectTeoria bioecológicapt_BR
dc.titleO papel do psicólogo escolar segundo professorespt_BR
dc.title.alternativeuma abordagem bioecológicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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