Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCARNEIRO, Daniela Lins-
dc.contributor.authorALVES, Rosana Campos-
dc.date.accessioned2020-02-12T17:36:17Z-
dc.date.available2020-02-12T17:36:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/668-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Psicologia. Orientadora: Andrea Cristina Tavelin Bisellipt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo propor, através de um guia de orientações para prática de observação, possibilidades para atuação de estudantes da Oficina de Saúde Mental do 6º. Período de Psicologia dentro dos serviços de Saúde Mental em um CAPSad (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Outras Drogas). Durante a experiência prática vivenciada no decurso da graduação que tem por método a Aprendizagem Baseada em Problemas, surgiu o interesse na temática. Este estudo tornou-se relevante a partir da necessidade da criação de uma intervenção para o cumprimento de um dos pré-requisitos da Oficina de Saúde Mental. Para o desenvolvimento deste estudo foi necessário revisar a literatura a respeito do consumo do álcool e outras drogas no Brasil e os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, bem como realizar um levantamento sobre o surgimento dos CAPS e as práticas preventivas e de promoção de saúde propostas pelo Ministério da Saúde para o CAPSad. Devido às dificuldades encontradas no planejamento das intervenções, na organização e preparo da equipe de psicologia do CAPSad, que impactaram o fazer da Psicologia, pretende-se com este estudo nortear possíveis práticas a serem desenvolvidas neste contexto pelas estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipThis study aims to propose, through some guidelines to clinical observation, possibilities for the performance of 6th Period students of Psychology within the mental health services, in particular, in a CAPSad (Psychosocial Care Center for Alcohol and Other Drugs). During the practical experience lived in the course of the graduation that has by method the Learning Based on Problems, appeared the interest in the thematic one. This study has become relevant from the need to create an intervention to meet one of the prerequisites of the Mental Health Workshop. For the development of this study it was necessary to review the literature on the consumption of alcohol and other drugs in Brazil and the disorders related to the use of psychoactive substances, as well as make a survey on the emergence of CAPS and preventive and health promotion practices proposed by the Ministry of Health for CAPSad. Due to the difficulties encountered in the planning of the interventions, in the organization and preparation of the CAPSad psychology team that impacted the work on psychology by the students, the intention of this study is to show possible practices to be developed in this context by them.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGuia de prática clínicapt_BR
dc.subjectServiços de saúde mentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTranstornos relacionados ao uso de substânciaspt_BR
dc.titleDiálogo e caminhos possíveis para estudantes de psicologia dentro em um CAPSADpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20180616 TCC reformado Rosana Alves e Daniela Carneiro.pdf328.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.